Categories: Meio Ambiente

Empresários de olho na escassez de água

No início do ano, o nível do Santa Maria caiu para menos de 10% do normal e o Governo mandou a Cesan reduzir o fornecimento de água para Vale e ArcelorMittalTubarão, colocando em risco a economia. Foto: Arquivo TN

Por Ayanne Karoline 

A recente crise hídrica ligou o alerta das pessoas para uma possível escassez de água. O resultado foi a preocupação com o uso consciente, o reuso do bem. A necessidade é real e o setor empresarial também está preocupado. O tema será o assunto da 127ª edição do Café de Negócios (Caneg) da Associação de Empresários da Serra.

Juntos, lideranças de entidades representativas de todo o Estado e autoridades políticas pretendem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região. Para isso, debates e apresentação de casos de sucesso vão mostrar como é possível poupar água e utilizá-la de forma racional.

O presidente da Ases, Antônio Geraldo Lima, enfatizou que evento pretende transformar o olhar do empresário serrano. “A ideia é que todos saiam conscientes de que a água é um bem finito e existem formas de contribuir para sua manutenção”, comenta.

Segundo Lima, para inspirar os empresários, representantes da Vale e Arcellor apresentarão seus projetos relacionados a consumo consciente e reaproveitamento de água. Além disso, a Cesan vai expor a situação hídrica atual da Serra. “Queremos impactar positivamente o setor, mostrando que atitudes diferenciadas trazem benefícios aos negócios e à sociedade”.

Cerca de 120 pessoas estão confirmadas no Caneg, que acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 8h, no Centro de Convenções Steffen, em Jardim Limoeiro. Entre os temas específicos de debates, está o reuso da água nas empresas; estudo de diferentes fontes de captação, como por exemplo o rio Reis Magos, e investimentos necessários para tais alternativas.

Na oportunidade também haverá a assinatura do Convênio de Gestão Compartilhada dos Polos Públicos da Serra, que objetiva benefícios para setores públicos e empresariais, discutindo a melhor gestão dos serviços de infraestrutura como modelo de gestão, busca de atratividade para ocupação destes polos.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Prefeitura abre processo seletivo para auxiliar de farmácia e de saúde bucal com salário de R$ 1.933

A Prefeitura abriu processo seletivo para auxiliar de farmácia e de saúde bucal com salário de R$ 1.933. Crédito: Divulgação…

12 minutos atrás

Babesiose canina: uma doença parasitária grave e comuns desafios no tratamento

A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…

47 minutos atrás

O consumo excessivo de ovos: mito ou verdade?

Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…

1 hora atrás

Dengue avança e Serra faz mutirão para combater mosquito em bairros

Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…

2 horas atrás

Fantástica Fábrica de UAU: livro traz inovação com contribuições de grandes nomes do mercado

O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…

3 horas atrás

Homem é preso acusado de estuprar filha e enteada na Serra

Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…

4 horas atrás