smobile

Por Dentro da Contabilidade
Contadora Vanusa Neves

Empresários, entendam quando aplicar a suspensão nos funcionários 

A suspensão corresponde a uma medida punitiva aplicada ao empregado. A suspensão no trabalho é uma medida aplicada pelas empresas aos seus colaboradores, no entanto não deve ser vista como algo negativo.

Existem dois principais motivos para aplicar a suspensão: pode ser por uma medida punitiva ou por uma questão de saúde.

Vamos entender melhor

A suspensão no trabalho é uma pausa temporária iniciada por parte da empresa. Porém, dentro do período de suspensão, o colaborador continua fazendo parte do quadro de funcionários da empresa.

Essa pausa ocorre quando a empresa solicita que o funcionário não compareça ao local de trabalho ou não realize suas atividades, por determinada razão.

No período de suspensão, o contrato de trabalho perde o efeito e as partes não estão sujeitas as principais obrigações contratuais, tais como a prestação de serviço (empregado) e o pagamento de salário (empregador).

Duração da suspensão no trabalho

O artigo 474 determina que:

A suspensão do empregado por mais de 30 dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.

Sendo assim a suspensão não deverá ser superior a 30 dias.

Em quais situações essas suspensões podem ocorrer?

Acordo entre empregador e empregado mediante alguma doença ou risco á saúde do colaborador: ou

Como uma medida disciplinar a um ato grave que o funcionário tenha cometido.

Por isso, é necessário entender o motivo da suspensão para saber se as obrigações do contrato devem ser cumpridas ou não.

Suspensão mediante doença ou risco a saúde

A suspensão por motivos de saúde ou segurança, ocorre quando o ambiente de trabalho oferece algum risco à saúde e à segurança dos funcionários.

Um exemplo que podemos citar é a suspensão dos funcionários durante a pandemia, já que algumas empresas decidiram manter os funcionários em casa devido Coronavírus.

Suspensão por medida disciplinar a um ato grave do funcionário 

Para aplicar a suspensão ao funcionário, o empregador deve estar amparado pela lei, ou seja, deve existir uma norma que o autoriza a aplicar esse tipo de punição no colaborador.

Lembrando que, a suspensão é dada quando o funcionário recebe 3 advertências pelo mesmo motivo de forma consecutiva.

Por exemplo, se um funcionário recebe uma advertência por chegar atrasado, outra por mau comportamento com os membros da equipe, e uma outra por ter descumprido alguma norma, ele não receberá uma suspensão.

Primeiro o colaborador recebe três advertências pelo mesmo motivo, por exemplo, chegar atrasado três vezes. Depois disso os gestores devem registrar a suspensão junto com as advertências na ficha do funcionário.

Importante lembrar que as advertências e punições são aplicadas para que o colaborador tenha a chance de rever seu comportamento, sem que a empresa precise aplicar a demissão.

O artigo 482 CLT determina os comportamentos dos colaboradores que podem ser considerados inadequados e que podem levar à demissão por justa causa.

Contudo, se o problema não for solucionado, a organização pode dispensar o funcionário por justa causa.

As empresas precisam estar sempre de acordo com a lei. A CLT prevê que as suspensões sejam realizadas de acordo com a gravidade da situação.

Dessa forma, os gestores precisam analisar a situação que estão enfrentando e tomar as medidas necessárias para manter a ordem no ambiente de trabalho.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

Se você gosta de natureza e aventura, neste sábado (8) acontece uma subida especial para assistir ao belíssimo pôr do sol do alto dos...

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

A rede de restaurantes Outback Steakhouse está ampliando sua atuação no Espírito Santo e, para isso, abriu 77 vagas de emprego em sua nova...

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Embora tenha perdido a eleição para prefeito em 2024, Pablo Muribeca (Republicanos) teve um desempenho relativamente bom, chegando ao segundo turno e conquistando pouco...

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e as famílias e convocação de 450 professores concursados...

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

A Serra se transforma na capital do forró pé-de-serra a cada primeiro sábado do mês. Em Jacaraípe, o Cerimonial Espaço Praia, na Praia da...

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro Halle, tem 27 anos e é CEO da Power Marketing, além de especialista em marketing digital....

Banda Pink Flaming faz tributo a Pink Floyd neste sábado (8) em cervejaria na Serra

A banda Pink Flaming se apresenta na Serra neste sábado (8) e promete um grande tributo a uma das maiores bandas de rock do...

Casagrande inicia ano letivo na Serra e anuncia expansão do ensino integral

Por Eci Scardini O ano letivo começou nesta terça-feira (4) nas escolas estaduais, e o governador Renato Casagrande esteve na Serra, ao lado do secretário...

Vale fecha acordo com Cesan para utilizar água reciclada e reduzir uso do rio que abastece a Serra

Mais água do Rio Santa Maria será destinada ao consumo humano. Com esse objetivo, a Cesan, a Vale e a multinacional espanhola GS Inima...