Por Ayanne Karoline
Uma das regiões da Serra mais atraente para turistas nos últimos anos está perdendo a força devido à sua imagem negativa, construída pela insegurança e opções de turismo não exploradas. Jacaraípe não passa por bons momentos, mas isso deve mudar.
É que um grupo de comerciantes de Jacaraípe está se articulando por melhorias. Eles criaram a Associação dos Comerciantes e Empresários de Jacaraípe (Aceja) que reivindica, entre outros, mudanças na infraestrutura, turismo e segurança para a região.
O grupo representa boa parte da geração de renda, emprego e impostos da região e município, por isso pretende cobrar respostas e retorno dos governantes. O presidente da Aceja, Ordilei Carioca Dematte, explicou que a associação trabalhará com reuniões e pautas, além de criar comissões de áreas específicas para debater com autoridades.
“Estamos dando o primeiro passo para que as autoridades enxerguem que existe uma organização que pretende resolver os problemas de Jacaraípe. Queremos mostrar que a sociedade não pode ficar quieta. Precisamos trabalhar juntos e buscar resultados”, destaca.
Uma das preocupações é com o movimento de turistas no bairro, que diminui a cada ano. O proprietário de uma farmácia e participante da associação, Rafael Viana Bendel, enfatiza que o turismo foi perdendo adeptos para Guarapari e Anchieta, por exemplo, devido à péssima imagem que Jacaraípe tem atualmente. “Queremos projetos para atrair pessoas, mas também para andar de mãos dadas com a segurança”, comenta.
O empresário Djalma Quintino, representante da Associação de Empresários da Serra (ASES), vem acompanhando a movimentação dos empresários de Jacaraípe e destacou que a iniciativa irá contribuir para o crescimento do bairro, bem como do município. “A Ases estará à disposição do grupo para discussão de pautas pontuais e futuras”, diz.
Base da PM e delegacia 24 horas entre as reivindicações
A Aceja já realizou a primeira reunião, na última semana, que contou com representantes da Prefeitura, Polícia Militar e política municipal. O objetivo central é mudar a imagem de Jacaraípe, tão marcada só pela violência. Para isso, as pautas tratadas foram da infraestrutura à segurança, passando por incentivos ao turismo e esporte na região.
Entre os itens reclamados estão uma maior interação com a Polícia Militar, inclusive com a criação de uma base da PM na praia e uma delegacia que funcione 24 horas. Quanto à infraestrutura, foram colocadas questões como o recapeamento da ES 010, iluminação e sinalização adequada dentro do bairro, bem como melhorias no saneamento básico e drenagem da principal via, a Abdo Saad. Também foi cobrada a realização de mais eventos culturais e esportivos.