Categories: Economia

Empresários querem salvar economia da região de Jacaraípe

A Associação defende mudanças na infraestrutura, turismo e segurança, segundo Ordilei e Rafael. Foto: Edson Reis

Por Ayanne Karoline

Uma das regiões da Serra mais atraente para turistas nos últimos anos está perdendo a força devido à sua imagem negativa, construída pela insegurança e opções de turismo não exploradas. Jacaraípe não passa por bons momentos, mas isso deve mudar.

É que um grupo de comerciantes de Jacaraípe está se articulando por melhorias.  Eles criaram a Associação dos Comerciantes e Empresários de Jacaraípe (Aceja) que reivindica, entre outros, mudanças na infraestrutura, turismo e segurança para a região.

O grupo representa boa parte da geração de renda, emprego e impostos da região e município, por isso pretende cobrar respostas e retorno dos governantes. O presidente da Aceja, Ordilei Carioca Dematte, explicou que a associação trabalhará com reuniões e pautas, além de criar comissões de áreas específicas para debater com autoridades.

“Estamos dando o primeiro passo para que as autoridades enxerguem que existe uma organização que pretende resolver os problemas de Jacaraípe. Queremos mostrar que a sociedade não pode ficar quieta. Precisamos trabalhar juntos e buscar resultados”, destaca.

Uma das preocupações é com o movimento de turistas no bairro, que diminui a cada ano. O proprietário de uma farmácia e participante da associação, Rafael Viana Bendel, enfatiza que o turismo foi perdendo adeptos para Guarapari e Anchieta, por exemplo, devido à péssima imagem que Jacaraípe tem atualmente. “Queremos projetos para atrair pessoas, mas também para andar de mãos dadas com a segurança”, comenta.

O empresário Djalma Quintino, representante da Associação de Empresários da Serra (ASES), vem acompanhando a movimentação dos empresários de Jacaraípe e destacou que a iniciativa irá contribuir para o crescimento do bairro, bem como do município. “A Ases estará à disposição do grupo para discussão de pautas pontuais e futuras”, diz.

Base da PM e delegacia 24 horas entre as reivindicações

A Aceja já realizou a primeira reunião, na última semana, que contou com representantes da Prefeitura, Polícia Militar e política municipal. O objetivo central é mudar a imagem de Jacaraípe, tão marcada só pela violência. Para isso, as pautas tratadas foram da infraestrutura à segurança, passando por incentivos ao turismo e esporte na região.

Entre os itens reclamados estão uma maior interação com a Polícia Militar, inclusive com a criação de uma base da PM na praia e uma delegacia que funcione 24 horas. Quanto à infraestrutura, foram colocadas questões como o recapeamento da ES 010, iluminação e sinalização adequada dentro do bairro, bem como melhorias no saneamento básico e drenagem da principal via, a Abdo Saad. Também foi cobrada a realização de mais eventos culturais e esportivos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

3 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

3 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

4 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

5 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

5 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás