Ayanne Karoline
Foi se o tempo em que os cabelos brancos, a pele enrugada e o andar mais cansado era sinônimo de fim da vida profissional. Hoje, a experiência tem sido um importante critério para a contratação de mão de obra para boa parte das empresas e na Serra não é diferente.
Segundo o vice-presidente da Findes/Serra, José Carlos Zanotelli, boa parte das indústrias instaladas no município contratam profissionais com idade avançada. “Na maioria dos casos são pessoas que aposentam pela empresa e voltam como prestadoras de serviço. Geralmente vão para a área administrativa, que não demanda muito esforço físico. Em grandes plantas, como Arcelor e Vale, o funcionário volta como consultor”, lembra Zanotelli.
Antes das 7h o técnico de refrigeração Sadi Mourão já está de pé, pronto para trabalhar. Seu horário vai das 8h às 18h. Uma rotina normal, não fosse o fato de ele ter 73 anos. Primeiro funcionário da Cetest, empresa serrana de manutenção, ele decidiu continuar mesmo após aposentadoria. “Agradeço por estar trabalhando. Estou evoluindo minha mente e corpo”, destaca.
Na Cetest já é prática contratar pessoas mais velhas e até mesmo aposentadas, que desejam voltar ao mercado. Atualmente, são quatro funcionários que possuem mais de 50 anos. Segundo o proprietário Haroldo Massa, o respeito social e a possibilidade de compartilhar experiência estão entre as vantagens do profissional com esse perfil.
“Se a pessoa tem o desejo de trabalhar, está em boas condições de saúde e capacitada, não há empecilho. Pelo contrário, esses senhores são transmissores de postura, comportamento e conhecimento aos mais jovens”, destaca Haroldo.
Mas nem sempre é tão fácil conseguir trabalho nesta idade. O secretário de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Marco Antônio Lima Freira, explica que com a oferta alta de mão de obra as empresas ficam mais seletivas. “E a maioria dos profissionais mais velhos que estão cadastrados no Sine da Serra possui muita experiência, mas baixa formação”, revela.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…