Opinião do Leitor

Empréstimo consignado não contratado: INSS é responsável?

O advogado Eberson Bremenkamp Annecchini. Foto: Divulgação

Por Eberson Bremenkamp Annecchini

Então, hoje vamos tratar de um assunto que tem acontecido com bastante frequência. O aposentado ou pensionista do INSS percebe um desconto de empréstimo não contratado em seu pagamento. Infelizmente, é comum encontrar casos de fraudes bancárias, com cobranças indevidas dos beneficiários do INSS, principalmente na era da internet, onde obter informações das pessoas como CPF, número de Benefício, se tornou muito comum.

O que fazer e como reparar o dano?

O prejudicado pelo empréstimo não contratado deverá buscar o banco ou instituição financeira para reparar o dano sofrido. Entretanto, na maioria dos casos a questão apenas se resolve na Justiça.

Mas atenção:

Tenha certeza de que o empréstimo realmente não foi contratado, pois do contrário perderá tempo e dinheiro. Comprovado que o empréstimo não foi contratado pelo segurado ou pensionista, o prejudicado tem o direito de receber o valor descontado indevidamente em dobro. E possível também pedir a reparação por danos morais, visto que a situação gera abalo psicológico, em quem é pego de surpresa quando vai receber seu benefício.

E como fica a responsabilidade do INSS?

Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, nas hipóteses em que o empréstimo não tenha sido realizado no mesmo banco em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício, cabe ao INSS reter os valores autorizados por ele e repassar à instituição financeira credora.

Exemplo, o segurado recebe seu pagamento no banco X, mas o empréstimo fraudulento foi feito em favor do banco Y. Nesses casos, o INSS, como responsável pelo pagamento do benefício, tem a obrigação de certificar a autenticidade e legitimidade da contratação, antes de cadastrá-la no benefício a ser debitado.

Na prática as indenizações por danos morais giram em torno de R$ 5.000,00 à R$10.000,00 conforme o entendimento do magistrado.

Por Eberson Bremenkamp Annecchini

OAB/ES 33.672

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

9 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

9 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

10 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

11 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

12 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

19 horas atrás