Por Ayanne Karoline
Então é Natal! Famílias, amigos, luzes e muita comida boa. Mas nem sempre o que está na ceia foi preparado pelos donos da casa. Muitos optam por comprar pronto de profissionais ou empresas que fornecem desde as tradicionais aves até as sobremesas.
Praticidade para uns, oportunidade para outros. A padaria Tutti Pane, em Valparaíso, aproveitou a demanda e oferece todo cardápio natalino pronto. Uma grande variedade de aves, bacalhau, rabanadas, panetones, doces e tortas são preparados para esta época do ano. “O movimento está sendo muito intenso. Percebemos que as pessoas estão abrindo mão de fazer em casa e encomendando tudo, principalmente o prato principal”, revela uma das atendentes, Aline de Oliveira.
Do tradicional ao exótico. O restaurante Ninho da Roxinha, em Nova Almeida, aposta no leitão assado e recheado para inovar na ceia natalina. O prato já é tradição no Natal de muita gente e serve de 10 a 12 pessoas. “Temos recebido cerca de cinco ligações por dia para encomendas. Todo Natal temos clientes interessados neste tipo de prato”, diz um dos funcionários, Jefrey Sobreira.
Quem também aproveitou a data foi a doceira Jéssika Quiquita, de Mata da Serra. Ela que já fazia entrega de bolos e doces, começou a trabalhar com panetones e caixas personalizadas para o Natal. “Abracei essa oportunidade e trabalhei de acordo com a demanda. Entreguei muitas encomendas, principalmente de panetones”, comemora.
“Com o atual panorama econômico que estamos vivenciando, as pessoas buscam diversificar e aproveitar a demanda para melhorar o rendimento e obter retorno financeiro. De todas as datas festivas, o Natal tem maior relevância e é o mais aproveitado”, analisa a coordenadora do Sebrae Serra, Clebia Pettene Souza.
Inflação deixa banquete natalino mais salgado
Seja encomendada ou fazendo os pratos em casa, a ceia de Natal está mais salgada em 2015. Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio – SP) a partir dos dados do IPCA, inflação oficial medida pelo IBGE, mostra que muitos produtos consumidos nesta época do ano estão bem mais caros em relação a 2014.
O preço do frango subiu 13,18%, e a maçã, 19% no período. Outras frutas como a uva, o morango e a manga sofreram elevação de 11,47%, 18,68% e 21,4%, respectivamente. Por outro lado, as carnes de porco e carneiro aparecem como boas opções, já que apresentaram alta dos preços de 2,37% e 5,04%, respectivamente.
Os preços dos acompanhamentos ou temperos das receitas de Natal também apresentam alta de dois dígitos: cebola (48,01%), batata-inglesa (47,55%), alho (48,61%), azeite de oliva (20,34%), azeitona (12,74%) e pimentão (11,07%).
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…