Endometriose atinge até 15% das mulheres em idade reprodutiva | Portal Tempo Novo

Serra, 26 de maio de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 8 de maio de 2019 às 10:43

Endometriose atinge até 15% das mulheres em idade reprodutiva


A doença atinge mulheres em idade reprodutiva, que podem até ficar estéreis. (Foto: Divulgação)

Doença crônica caracterizada pela presença do tecido que reveste a cavidade uterina em outras partes do corpo, como ovário, ligamentos uterinos, bexiga e intestino, a endometriose atinge até 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos), sendo que 30% podem ficar estéreis, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose (SBE).

Criado para conscientizar a população, nesta quarta-feira (08) é celebrado o Dia Nacional da Luta Contra Endometriose. Segundo o ginecologista da Unimed Vitória Madalena Oliveira Bandeira de Mello, as causas ainda não são comprovadas, mas algumas condições podem favorecer o surgimento da doença: “Início precoce da menstruação, gravidez tardia, menor número de gestações e fatores genéticos. Fatores ambientais também são capazes de contribuir para o aparecimento da endometriose, como a combustão de poluentes”, aponta a especialista.

Os sintomas variam, mas, segundo a médica, em geral, a endometriose causa cólicas menstruais, dor ao evacuar no período menstrual, dores durante as relações sexuais e infertilidade. “Há mulheres que não apresentam nenhum sintoma e algumas descobrem a presença da doença apenas na gravidez. O tratamento depende do estágio, podendo ser com anticoncepcionais, medicamentos hormonais ou, dependendo do grau, cirurgia”, assinala Madalena.

 




O que você acha ?

Você é a favor do decreto de Bolsonaro que facilitou o acesso às armas?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por