No próximo domingo (04), às 13h30, acontece a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda prova acontece no domingo seguinte (11). No estado 111.956 estudantes se inscreveram e no Brasil foram 5.513.662, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
A prova deste domingo é de linguagens e códigos; ciências humanas; e a temida redação, que equivale a um quinto da nota final. E na Serra, professores dão dicas aos alunos sobre como se preparar, incluindo aí os temas com maior possibilidade de caírem na redação.
O professor de redação do Projeto Ser, que funciona em Colina de Laranjeiras, Hélio Sandro Patrocínio de Almeida, dá as dicas.“A redação é o ‘bicho papão’, pois tem peso maior (1/5 da nota) e é dissertativa, dificuldade de grande parte dos alunos. Todos se preocupam com o tema, mas é preciso dominar cinco competências: gramática; tema e conhecimentos de área (história, sociologia, etc); dados e informações; coesão textual (conjunções, pontuação); e a capacidade de propor soluções”, explica.
Como temas, ele aponta alguns dos quais trabalhou: “Obesidade; plástico no meio ambiente, especialmente canudos; violência, intolerância, bullying; fake news; ou temas em evidência, como abuso sexual infantil e doação de órgãos. Também trabalhei evasão escolar e reforma do Ensino Médio; preconceito linguístico, pois o próprio Inep passou a usar linguagem informal”, aposta.
No Linnus Pauling, em Laranjeiras, a véspera da prova é de descontração, segundo a diretora pedagógica Ana Marta Bianchi de Aguiar.
“A preparação de conteúdo é ao longo do ano, mas hoje (01) faremos um café descontraído, que é nosso momento de fechamento, para relaxá-los e eles ficarem bem à vontade. Para ter sucesso na prova o aluno precisa estar tranquilo”, diz.
O professor de Matemática do Linnus, Wemerson Ricardo, está otimista. “Tivemos um excelente resultado no ano passado e estamos otimistas para este ano. Para não ficar nervoso, é bom organizar tudo o que precisa cedo e chegar com pelo menos uma hora de antecedência”, ensina.
Atenção com horário de verão
Também neste final de semana começa o horário de verão na madrugada de sábado (3) para domingo (4). À meia-noite (00h00) os relógios devem ser ajustados para 01h00. E os estudantes que forem participar do Enem devem estar atentos, pois nem todos os relógios são automáticos e isso pode causar atraso.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e às 13h estarão fechados. Quem chegar atrasado perde o exame. As provas são das 13h30 às 19h neste final de semana. Já no próximo domingo (11), a prova é das 13h30 às 18h30, pois são apenas as provas de ciências da natureza e matemática, sem redação.