Enem começa domingo com redação para 111 mil no ES | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 1 de novembro de 2018 às 9:44

Enem começa domingo com redação para 111 mil no ES

Por Clarice Lyra Poltronieri
[email protected]

O professor Wemerson (de pé) do Centro Educacional Linus Pauling com os alunos: otimismo com o Exame. Foto: Fábio Barcelos

No próximo domingo (04), às 13h30, acontece a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda prova acontece no domingo seguinte (11). No estado 111.956 estudantes se inscreveram e no Brasil foram 5.513.662, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

A prova deste domingo é de linguagens e códigos; ciências humanas; e a temida redação, que equivale a um quinto da nota final. E na Serra, professores dão dicas aos alunos sobre como se preparar, incluindo aí os temas com maior possibilidade de caírem na redação.

O professor de redação do Projeto Ser, que funciona em Colina de Laranjeiras, Hélio Sandro Patrocínio de Almeida, dá as dicas.“A redação é o ‘bicho papão’, pois tem peso maior (1/5 da nota) e é dissertativa, dificuldade de grande parte dos alunos. Todos se preocupam com o tema, mas é preciso dominar cinco competências: gramática; tema e conhecimentos de área (história, sociologia, etc); dados e informações; coesão textual (conjunções, pontuação); e a capacidade de propor soluções”, explica.

Como temas, ele aponta alguns dos quais trabalhou: “Obesidade; plástico no meio ambiente, especialmente canudos; violência, intolerância, bullying; fake news; ou temas em evidência, como abuso sexual infantil e doação de órgãos. Também trabalhei evasão escolar e reforma do Ensino Médio; preconceito linguístico, pois o próprio Inep passou a usar linguagem informal”, aposta.

No Linnus Pauling, em Laranjeiras, a véspera da prova é de descontração, segundo a diretora pedagógica Ana Marta Bianchi de Aguiar.

“A preparação de conteúdo é ao longo do ano, mas hoje (01) faremos um café descontraído, que é nosso momento de fechamento, para relaxá-los e eles ficarem bem à vontade. Para ter sucesso na prova o aluno precisa estar tranquilo”, diz.

O professor de Matemática do Linnus, Wemerson Ricardo, está otimista. “Tivemos um excelente resultado no ano passado e estamos otimistas para este ano. Para não ficar nervoso, é bom organizar tudo o que precisa cedo e chegar com pelo menos uma hora de antecedência”, ensina.

Atenção com horário de verão

Também neste final de semana começa o horário de verão na madrugada de sábado (3) para domingo (4). À meia-noite (00h00) os relógios devem ser ajustados para 01h00. E os estudantes que forem participar do Enem devem estar atentos, pois nem todos os relógios são automáticos e isso pode causar atraso.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e às 13h estarão fechados. Quem chegar atrasado perde o exame. As provas são das 13h30 às 19h neste final de semana. Já no próximo domingo (11), a prova é das 13h30 às 18h30, pois são apenas as provas de ciências da natureza e matemática, sem redação.




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por