No próximo domingo (04), às 13h30, acontece a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda prova acontece no domingo seguinte (11). No estado 111.956 estudantes se inscreveram e no Brasil foram 5.513.662, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
A prova deste domingo é de linguagens e códigos; ciências humanas; e a temida redação, que equivale a um quinto da nota final. E na Serra, professores dão dicas aos alunos sobre como se preparar, incluindo aí os temas com maior possibilidade de caírem na redação.
O professor de redação do Projeto Ser, que funciona em Colina de Laranjeiras, Hélio Sandro Patrocínio de Almeida, dá as dicas.“A redação é o ‘bicho papão’, pois tem peso maior (1/5 da nota) e é dissertativa, dificuldade de grande parte dos alunos. Todos se preocupam com o tema, mas é preciso dominar cinco competências: gramática; tema e conhecimentos de área (história, sociologia, etc); dados e informações; coesão textual (conjunções, pontuação); e a capacidade de propor soluções”, explica.
Como temas, ele aponta alguns dos quais trabalhou: “Obesidade; plástico no meio ambiente, especialmente canudos; violência, intolerância, bullying; fake news; ou temas em evidência, como abuso sexual infantil e doação de órgãos. Também trabalhei evasão escolar e reforma do Ensino Médio; preconceito linguístico, pois o próprio Inep passou a usar linguagem informal”, aposta.
No Linnus Pauling, em Laranjeiras, a véspera da prova é de descontração, segundo a diretora pedagógica Ana Marta Bianchi de Aguiar.
“A preparação de conteúdo é ao longo do ano, mas hoje (01) faremos um café descontraído, que é nosso momento de fechamento, para relaxá-los e eles ficarem bem à vontade. Para ter sucesso na prova o aluno precisa estar tranquilo”, diz.
O professor de Matemática do Linnus, Wemerson Ricardo, está otimista. “Tivemos um excelente resultado no ano passado e estamos otimistas para este ano. Para não ficar nervoso, é bom organizar tudo o que precisa cedo e chegar com pelo menos uma hora de antecedência”, ensina.
Atenção com horário de verão
Também neste final de semana começa o horário de verão na madrugada de sábado (3) para domingo (4). À meia-noite (00h00) os relógios devem ser ajustados para 01h00. E os estudantes que forem participar do Enem devem estar atentos, pois nem todos os relógios são automáticos e isso pode causar atraso.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e às 13h estarão fechados. Quem chegar atrasado perde o exame. As provas são das 13h30 às 19h neste final de semana. Já no próximo domingo (11), a prova é das 13h30 às 18h30, pois são apenas as provas de ciências da natureza e matemática, sem redação.
Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…
O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…
A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é…
Entre os destaques do Roda de Boteco, está o Bar do Mineiro, que vai em busca do tricampeonato após vencer…
Inspirado em um, dos ícones da Tropicália, “Os Últimos Dias de Paupéria” será apresentado gratuitamente nesta sexta (10) no Eliziário…