Categories: Divirta-se na Serra

Engenheiro florestal transforma lixo em arte na Serra

Leonardo reaproveita madeiras encontradas no lixo e cria objetos de utilidade do lar. Foto: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

Um artista da Serra busca alternativas para reaproveitar madeiras encontradas no lixo e também para criar objetos de utilidade do lar. Leonardo José Mello Wilke é engenheiro florestal e já trabalhou em empresas, mas hoje optou por se dedicar apenas à arte, cuja paixão surgiu ainda na infância.

“Sou artista autodidata, desenvolvi a observação e a pesquisa desde os meus 11, 12 anos. Sou engenheiro florestal, com especialização em madeira, mas nunca deixei a arte de lado. Hoje, não trabalho mais de empregado, faço apenas algumas consultorias”, narra.

Sempre em busca de associar reciclagem de materiais, beleza e utilidade, no atelier do artista podem ser encontradas alternativas para reaproveitamento de espaço. É o caso da colmeia para apartamentos. “A colmeia é feita para abelhas sem ferrão e pode ser colocada no apartamento, pois é compacta. Temos jardineiras compactas também”, explica.

Leonardo está no bairro São Francisco, onde fica a Vila das Artes, há 22 anos e começou a construção de seu ateliê em 2010, onde trabalha e expões sua produção. No local há oratórios, cadeiras, jardineiras, casinhas de passarinhos, cabides, portas, janelas e todo tipo de material que pode ser feito a partir do reaproveitamento de madeira, seja de pallets ou de peças descartadas no lixo.

“Faço uso de tudo que possa ser reciclado: pneus, garrafas de vidro, metal, mas sempre em harmonia com a madeira”, observa. Com os pneus ele produz vasos e pufes.

Sobre o ateliê que é todo construído na base do reaproveitamento, Leonardo diz que sempre será inacabado. “Ele nunca vai finalizar, pois é um espaço de experimentação e as ideias nunca acabam. É onde podemos repensar os materiais”, frisa.

E além dos trabalhos de Leonardo, no ateliê podem ser encontrados artesanatos de sua esposa, Patrícia Biscácio Wilke, como bolsas, tiaras e cordões feitos com tecido.

O Olhares ateliê fica na rua Donaldson da Rocha Barros, n°4, quadra 81, subida para a Casa de Pedra, e está aberto diariamente na parte da tarde, e nos finais de semana e feriados o dia inteiro. Contato pelo 99526-6569.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

11 horas atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

12 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

12 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

12 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

13 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…

14 horas atrás