Entreposto capixaba da Zona Franca vai beneficiar a Serra avalia Neucimar | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 2 de Março de 2018 às 10:23

Entreposto capixaba da Zona Franca vai beneficiar a Serra avalia Neucimar


 

Neucimar Fraga disse que há empresas interessadas em se instalar no município. Foto: Divulgação AL/Reinaldo Carvalho

Por Eci Scardini

Essa semana o Tempo Novo entrevistou Neucimar Fraga, subsecretário de Estado de Logística, Infraestrutura e Comércio Exterior, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Segundo Neucimar, na semana que vem será inaugurado o entreposto da Zona Franca de Manaus no ES, para isso ele fala sobre os benefícios para a economia capixaba e que a Serra pode atrair novas empresas, confira:

Na próxima sexta-feira será sacramentado o entreposto capixaba para as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus. O que significará isso para a nossa economia?

A Zona Franca de Manaus produz mais de R$ 150 bilhões por ano. Boa parte das mercadorias produzidas lá são distribuídas a partir do entreposto de Uberlândia, em Minas, e também de São Paulo. Vimos uma possibilidade de ter um entreposto também. Foi feita uma licitação e a Terca ganhou, no Contorno de Cariacica, bem próximo a Serra. Isso significa que as mercadorias produzidas poderão ser deslocadas de Manaus até o ES, via transporte aéreo, rodoviário ou marítimo.

Teremos condição de competir com os outros estados?

Sem dúvida. Hoje essas mercadorias chegam a Uberlândia só por rodoviário e isso encarece muito o custo. Já no ES, estamos com o entreposto a 20 km do porto. Isso vai facilitar que as mercadorias possam sair de navios de Manaus, chegar até o ES e serem distribuídas para todas as partes do Brasil. Poderão ficar armazenadas por até seis meses, com o ICMS suspenso. Assim que for vendida é tributado, então vai colocar o ES num ponto estratégico de distribuição, gerando emprego, receita e renda.

E como estão os contatos com as empresas?

Estivemos em Manaus visitando mais de 50 empresas. Apresentando propostas e elas estavam aguardando a oficialização do entreposto para avançar nas tratativas. Com a inauguração, alguns contratos que estavam sendo confidenciais, porque as empresas pediram, poderão começar a ser debatidos de forma mais aberta.

São produtos bem variados?

Eletroeletrônicos, automóveis, motocicleta, bicicleta e outros equipamentos. Há expectativas também que essas empresas montem filiais aqui, para que no final de seis meses, elas possam mandar os seus produtos para os CDs aqui no ES e serem distribuídos para todo o Brasil.

Como a Serra pode se beneficiar com isso?

Além da vocação industrial, a cidade tem vocação logística. Já há empresas interessadas em se abrigarem na Serra em contato conosco. Isso pode gerar mais negócios no município.

E quanto a missão na China?

No dia 1º (quinta-feira) estarei na China. Vamos com o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, de Nova Venécia e de Rio Novo. Vamos assinar uma parceria com a cidade de Nahan, que é a que mais compra mármore e granito na China. Vamos também participar de uma série de eventos, incluindo a maior feira de rochas ornamentais do mundo. Mais de 20 expositores capixabas estarão lá. E teremos uma agenda de negócios em Macau, que é a porta de entrada de produtos de países oriundos de língua portuguesa. Tudo isso vai proporcionar oportunidades de novos negócios.




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por