Nesta terça-feira (14), das 9 às 17 horas, o Terminal de Laranjeiras receberá uma equipe do Procon-ES que estará no local levando aos consumidores orientações, esclarecimentos, registro de reclamação e distribuição de material educativo. A ação é para comemorar o Dia Internacional do Consumidor.
Para abertura de reclamação, é preciso que o consumidor tenha em mãos a Carteira de Identidade, o CPF, o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, boletos, entre outros.
A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explicou que por meio do Expresso Procon-ES, os consumidores poderão registrar reclamações sobre problemas com energia elétrica, água, telefonia celular e fixa, internet banda larga, compras pela internet, defeitos em produtos, financiamentos, cartões de crédito, crediário em lojas e outros problemas relacionados ao consumo.
Segundo o Regulamento dos Terminais, não é possível a gratuidade para pessoas que desejarem somente o atendimento do Procon-ES, com exceção de idosos maiores de 65 anos. O acesso à Rodoviária é livre.
Ranking de empresas reclamadas
Na quarta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, os Procons de todo o Brasil divulgarão os seus Cadastros de Reclamações Fundamentadas 2016. O documento apresenta o ranking de empresas nacionais e estaduais que mais desrespeitam os direitos dos consumidores e se os processos administrativos formulados a partir de reclamações foram ou não atendidos.