Tempestade do último dia 7 destruiu até obra que a Prefeitura fazia no local e agora há risco do posto de saúde desabar
Por Gabriel Almeida
“Garganta do diabo”. Esse é o nome dado a uma ribanceira que segundo moradores pode desabar a qualquer momento, caso a previsão seja de chuva. Populares afirmam que se o barranco vier abaixo, uma unidade de saúde que fica em José de Anchieta I também pode ser destruída.
O problema todo está acontecendo na divisa dos bairros José de Anchieta I e II, na Rua Leonel Luís Antônio e de acordo com a presidente da comunidade de Anchieta II, Maria do Carmo “Lilico”, além da Unidade de Saúde, vários moradores estão correndo risco de vida. “Quem tem suas residências próximas da região está com muito medo de que outros deslizamentos aconteçam”, afirma.
Lilico ainda disse que no local uma verdadeira “cachoeira” de esgoto é jogada. “Há muitos anos esse local era uma mina de água e agora está esgoto puro”, afirma.
Margarida Couto, também moradora da comunidade e paciente da Unidade de Saúde diz está com medo. “Só temos esse posto de saúde aqui no bairro. Se ele desabar vamos utilizar qual?” indaga a popular.
Um morador que não quis se identificar e mora debaixo da ribanceira diz que quando chove ele não dorme. “É só começar a chover que minhas noites são de muito medo. Se desabar minha casa pode ser atingida”, indaga o popular.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que disse que a obra de contenção da encosta conhecida como Garganta do Diabo, em José de Anchieta II, visa dar um direcionamento às águas pluviais e alternativas técnicas estão sendo avaliadas.
A prefeitura ainda disse que duas casas já foram demolidas e outras estão em processo de indenização e afirmou que não há risco de deslizamento na área da unidade de saúde.
“A equipe técnica da Secretaria de Obras está, juntamente com o técnico que fez o projeto, tratando com muita atenção cada etapa desta importante obra da região. Vale ressaltar que as intervenções de contenção ainda serão iniciadas”, explica a nota enviada pela Prefeitura.
Em José de Anchieta II, serão beneficiadas 60 pessoas que moram próximas à Garganta do Diabo. Estão em andamento três obras de contenção de encosta nos bairros Planalto Serrano, Nova Carapina e José de Anchieta II. O contrato é único e ao todo serão investidos R$ 3.834.174,80.
Confira um vídeo mostrando a situação da ribanceira depois da forte tempestade do último dia 7:
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…