Por Clarice Poltronieri
O trevo de acesso ao condomínio Viver Serra às margens da ES 010 em Chácara Parreiral pode sair do papel. É que depois da mobilização dos moradores, o Governo Estadual prometeu construir o trevo na rodovia.
A informação é do técnico do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Raul César. Segundo ele o estudo de viabilidade já foi realizado e o projeto está nas mãos da diretoria do DER para aprovação. “Serão incluídas sinalização semafórica e viária. O canteiro será aberto para a instalação de um retorno adequado. Em frente ao ponto haverá semáforo”, detalha.
A assessoria do DER não quis dar previsão de data para início das obras. A principal reclamação dos moradores é que a falta de um retorno faz com que motoristas circulem na contramão usando o acostamento e a baia da parada do ônibus para acessar uma das portarias do condomínio.
Outro problema apontado é a dificuldade em acessar a via devido à velocidade com que os carros passam por ali, além da dificuldade de travessia para os pedestres.
O síndico Lucas Garcia Teixeira, de um dos núcleos habitacionais do Viver Serra detalha o problema. “Nossa portaria fica em frente a ES010 e quase todos os moradores passam pelo acostamento da rodovia para não ter que fazer o retorno que fica a uns 3 km. Uma moto já bateu em um carro que vinha na contramão. Antes ainda tinha guardas no de trânsito no local. Tem ainda o risco da travessia para pedestres, pois não há faixa de pedestre nem sinal. Há uns quatro meses houve um atropelamento neste trecho”, aponta.
Apoio
“Os moradores usam o acostamento e alguns passam até pela contramão. Temos que evitar tragédias maiores.”, disse Bruno Silva síndico de um outro núcleo do Condomínio. “É simples. Basta abrir o canteiro central e instalar um semáforo”, sugeriu Valmir Leal, morador do Viver Serra.
A reivindicação dos moradores tem apoio do único deputado estadual da Serra, Bruno Lamas (PSB), que promoveu uma reunião entre os moradores e representantes do DER no último dia 08 de maio, onde representes do órgão estadual prometeram a construção do trevo.