Especial: pandemia de coronavírus

ES confirma primeiro caso da XBB.1.5, variante mais transmissível da Covid-19

O primeiro caso da XBB.1.5 no Brasil foi identificado em São Paulo, uma paciente de 54 anos de Indaiatuba, no interior paulista. Crédito: Pixabay

Foi confirmado nesta quarta-feira (01) o primeiro caso de infecção com a sublinhagem da Ômicron, a XBB.1.5, da Covid-19. A informação é da Vigilância Genômica capixaba, desenvolvida pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e foi reportado ao Ministério da Saúde. Segundo a Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o caso está entre os primeiros confirmados até o momento, em todo o território brasileiro.

O primeiro caso no Brasil foi identificado em São Paulo, uma paciente de 54 anos de Indaiatuba, no interior paulista.

A XBB.1.5 é uma sublinhagem da Ômicron. A Ômicron é uma variante da Covid-19 conhecida como uma das mais transmissíveis. No Brasil, a primeira confirmação da XBB.1.5 aconteceu no início de janeiro deste ano, em uma amostra do estado de São Paulo.

No mundo, a XBB.1.5 despertou preocupação em virtude do aumento de casos percebidos no Estados Unidos e de sua rápida disseminação, uma vez que esta tem uma mutação que lhe confere a capacidade de se ligar mais facilmente às células humanas.

“É uma subvariante que tem sido observada com muita atenção em todo o mundo, mas os estudos mostram que até o momento não há indicação de que esta seja mais patogênica, ou seja, mais grave e letal que as variantes e subvariantes originárias. Os pacientes por ela infectados têm apresentado sintomas semelhantes aos da gripe”, complementou o diretor do Lacen/ES.

No Espírito Santo, desde o início da pandemia foram registrados 1.319.552 casos de Covid-19 e 15.019 mortes. Já a Serra, lidera o triste ranking desde que o coronavírus infectou o primeiro capixaba, são 150.255 casos e 1.796 mortes.

“Entre os principais papeis da vigilância genômica está a realização da análise do que está acontecendo em tempo real, a análise do cenário pregresso, em especial entre os óbitos registrados no Estado, e o alerta para a presença de variantes que ainda não foram detectadas por aqui ou até mesmo aquelas desconhecidas. No Espírito Santo, a vigilância genômica atua independente do cenário que a Covid-19 esteja apresentando, com um trabalho de forma continua nesse monitoramento”, garantiu o diretor do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues.

Segundo ele, esse resultado reforça também a importância de a população realizar a testagem pelo método RT-qPCR, que é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A descoberta aconteceu porque a amostra é de um paciente que, mesmo após resultado negativo pelo teste de antígeno, procurou o atendimento para realizar o RT-qPCR, uma vez que continuava apresentando sintomas gripais. Aproveitamos para reforçar a importância do exame de RT-qPCR para o diagnóstico conclusivo e para a garantia da atuação da vigilância genômica de forma eficaz no Estado e em nosso País”, explicou Rodrigues.

Ele destacou a importância da identificação das linhagens e sublinhagens circulante como imprescindível para a atualização das vacinas e para fornecer informações precisas para a gestão da saúde pública. Além disso, o diretor do Lacen/ES pontuou que o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado seguirá, em 2023, investindo no fortalecimento da vigilância genômica capixaba, além da manutenção da transparência dos dados da pandemia da Covid-19.

“Pretendemos ampliar o sequenciamento genético para outros vírus respiratórios, as arboviroses e outros patógenos, inclusive para auxiliar no diagnóstico de infecções de origem desconhecida. O investimento na vigilância genômica permitirá inclusive que possamos identificar novos patógenos e trazer ainda mais protagonismo para o Espírito Santo no Ministério da Saúde. Além de reforçar o protagonismo do Governo do Estado nos investimentos e inovações feitas em nosso Laboratório Central de Saúde Pública, garantimos assim nossa capacidade de enfrentamento aos desafios da saúde pública como ocorreu durante a pandemia da Covid-19”, salientou Rodrigues.

Vigilância genômica da Covid-19 no Espírito Santo

A vigilância genômica é uma importante ferramenta no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Por meio das análises de sequenciamento genético das amostras da Covid-19, é possível contribuir para a criação de protocolos de diagnósticos mais precisos, gerar informações para o desenvolvimento de vacinas e identificar de forma mais ampla e ágil a evolução molecular e os padrões epidemiológicos do vírus, incluindo o surgimento e a circulação de novas variantes.

No Espírito Santo, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo, o Lacen/ES, é referência neste trabalho e realiza o monitoramento de amostras de todos os óbitos pela Covid-19 e das amostras de casos infectados, que são selecionadas de acordo com critérios técnicos, além de utilizar a amostragem que representa o Estado em momentos de alta demanda ou de todas as amostras positivas por RT-qPCR, num cenário de baixa demanda.

Essa nova descoberta é mais uma das detecções no Estado de sublinhagens com a implementação do parque tecnológico responsável pela vigilância genômica. Desde o início da pandemia da Covid-19, o Lacen/ES já identificou, por meio do sequenciamento genômico, cinco variantes, 16 linhagens e 95 sublinhagens do SARS-CoV-2 em circulação no Espírito Santo.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Pablo Muribeca já soma R$ 520 mil em condenações por fake news e irregularidades eleitorais

Foto: Victor Thomé A eleição de 2024 ainda está longe de terminar para o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Até…

37 minutos atrás

Conheça os parasitas de pele mais frequentes nos felinos

Os parasitas de pele mais comuns em felinos são as pulgas, carrapatos, ácaros, piolhos e mosquitos. Crédito: Freepik Os ectoparasitas…

59 minutos atrás

Arena de Verão, em Vitória, terá shows com Biquini, Tatau e Falamansa neste fim de semana

As bandas Mary Di e Biquini sobem ao palco da Arena na sexta (24) e os shows tem início às…

1 hora atrás

Verão com Jesus agita Serra neste sábado (25)

Sarah Beatriz e Breno Ferreira se apresentam neste sábado na 19º Edição do Verão com Jesus. Foto: Divulgação Na noite…

2 horas atrás

Serra abre vagas para cursos destinados a mulheres

São vagas para diversos cursos na Serra. Foto: Divulgação Com o intuito de qualificar mulheres serranas para o empreendedorismo e…

2 horas atrás

“Bonitinho e Ordinário”: Lucas Gavvi lança novo single com videoclipe

Em seu novo videoclipe, Lucas Gavvi retoma a parceria com o videomaker Gabriel Lopes, que também foi responsável pela direção…

2 horas atrás