ES tem primeiro caso confirmado de sarampo | Portal Tempo Novo

Serra, 22 de agosto de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 13 de agosto de 2019 às 16:09

ES tem primeiro caso confirmado de sarampo

Por Gabriel Almeida
[email protected]

Caso foi importado de São Paulo. Foto: Divulgação

Após intensificar as ações de vacinação contra sarampo em todas as cidades da Grande Vitória, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou na última segunda-feira (12), o primeiro caso importado de sarampo no Estado em seis anos. De acordo com a Sesa, o Espírito Santo não registrava moradores infectados pela doença desde 2006. 

Ainda segundo a secretaria, os exames para confirmação da doença comprovaram que uma moradora de Cariacica, que esteve em São Paulo em julho, ficou doente na volta para o ES. Vale destacar que SP está vivendo um surto de sarampo. Segundo os últimos dados divulgados pelo Governo Estadual de São Paulo, já são mais de 900 casos somente este ano e muitas cidades estão classificadas como área de risco.

A jovem de 19 anos já está curada da doença, mas teve que ficar em isolamento domiciliar e a Sesa já realizou os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ela. Além disso, foi realizada uma ‘varredura’ em cinco quadras no entorno do seu domicilio.

A última atualização da Sesa sobre os casos suspeitos de sarampo mostra que 63 casos foram descartados dos 66 notificados como suspeitos de sarampo até o início desta semana, mas dois permanecem em investigação e um foi confirmado. O Espírito Santo não confirmava um caso importado de sarampo desde 2006, além disso, ninguém contraiu a doença no ES desde 2000. 

Serra intensifica vacinação contra doença

Após uma explosão de casos confirmados de sarampo em São Paulo e em outros estados brasileiros, a Serra começou a intensificar a vacinação para evitar o surgimento de moradores infectados pelo vírus no município. A Secretaria Municipal de Saúde está imunizando a população até nos finais de semana, além de realizar a vacinação de rotina durante a semana.

A Prefeitura da Serra iniciou nas últimas semanas a vacinação contra a doença no projeto ‘Sábado Saúde’ onde a população pode se em algumas unidades de saúde aos sábados. Essa é uma opção para quem não pode se vacinar durante a semana. O horário de vacinação é das 8 às 16h30 e as unidades onde ocorre a imunização são divulgadas pela prefeitura em seu site oficial.

Além disso, de segunda a sexta-feira, os moradores podem se vacinar em uma das 39 unidades de saúde da Serra. O paciente deve ficar atento ao horário da Sala de Vacina, que varia de um bairro para o outro. De acordo com a prefeitura, não há casos confirmados de sarampo na Serra há anos, e também não há casos suspeitos ou em investigação.

Quem pode se vacinar?

Moradores da Serra de 01 a 49 anos podem ser imunizados contra o sarampo. Todos os indivíduos com idade entre 01 e 29 anos devem ter tomado duas doses. Para os que possuem entre 30 e 49 anos, uma dose é suficiente.

Para se vacinar, a pessoa deve comparecer na unidade de saúde com um documento de identificação, o cartão de vacinas e o Cartão SUS, quem tiver.

Prevenção

A única forma de prevenção do sarampo é através da vacinação. A vacina contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses na vacina tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Quem tem 1 ano até 29 anos deve ter comprovadamente duas doses da vacina tríplice viral. Para a população entre 30 e 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral. Os trabalhadores da saúde, grupo de alto risco, devem ter duas doses da vacina tríplice viral, independente da faixa etária.




O que você acha ?

Como você avalia o trabalho da Guarda Municipal da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por