Especial: pandemia de coronavírus

ES vai receber 100 mil doses da Coronavac e vacinação começa na quarta

Vacinação deve começar nesta quarta-feira. Foto: Agência Brasil

A vacinação contra o coronavírus deve começar em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo, na próxima quarta-feira (20). O governador Renato Casagrande (PSB) vai a São Paulo nesta segunda-feira (18) para receber as 100 mil doses que serão disponibilizadas neste primeiro momento ao estado. Na Serra, a aplicação do imunizante também seguirá o mesmo calendário do ES e Ministério da Saúde.

Até o momento, o Brasil possui apenas doses da Coronavac, produzida pelo instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Na tarde deste domingo (17), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já havia confirmado o cronograma e afirmado que os Estados já receberiam doses nesta segunda-feira.

A Serra, assim como os outros municípios, receberá as doses na terça-feira (19) e, dessa forma, é possível iniciar a vacinação já no dia 20 de janeiro em todo o país. Na cidade, dependendo da quantidade de doses que for recebida, a campanha ocorrerá em todas as 38 unidades de saúde.

Na tarde de hoje, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que o Espírito Santo está preparado para iniciar a campanha de imunização nos próximos dias. Casagrande ainda comemorou a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O chefe do Executivo estadual ainda garantiu que o Estado possui agulhas, seringas e toda logística necessária para a vacinação.

“A aprovação das vacinas do Butantan e Fiocruz pela Anvisa é o primeiro passo para vencermos definitivamente o vírus. O Espírito Santo está preparado com agulhas, seringas e toda a logística para dar início ao Plano Nacional de Imunização assim que as vacinas chegarem”, disse.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, as vacinas aprovadas pela Anvisa são a Coronavac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório Chinês Sinovac e a Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Governo Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro menosprezar a eficácia da vacina do Butantan e afirmar que não iria comprar o imunizante, o Governo Federal decidiu adquirir as 6 milhões de doses da Coronavac. Desde o início da pandemia, a gestão de Bolsonaro foi duramente criticada por especialistas e lideranças políticas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

1 hora atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

2 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

2 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

4 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

4 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

12 horas atrás