Após fracassadas tentativas de trazer a vacina de Oxford ao Brasil, o governo federal conseguiu viabilizar, juntamente com a Índia, a entrega do imunizante, que já chegou ao Brasil e serão distribuídas aos estados brasileiros nos próximos dias. Ao todo, são 2 milhões de doses, mas apenas 35,5 mil devem chegar ao Espírito Santo, segundo estimativa do governador Renato Casagrande (PSB).
Quando se trata da Serra, esse número será ainda menor. Um levantamento feito pelo TEMPO NOVO, através do quantitativo de doses da Coronavac distribuída na primeira etapa logo no início desta semana, ao município deve ser enviadas apenas 1,5 mil vacinas, que poderão imunizar aproximadamente 750 moradores.
É importante destacar que esses números não são oficiais, mas apenas estimativas feitas pela reportagem. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas Oxford/AstraZeneca vão chegar no Espírito Santo na manhã deste domingo (24). As doses chegaram da Índia na sexta-feira (22) após uma semana de atraso.
Segundo o Ministério da Saúde, as 35,5 mil doses virão ao Espírito Santo em três volumes. O voo saíra às 8h35 deste domingo do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O horário previsto de chegada no Aeroporto de Vitória é às 9h40 de domingo (24).
Vacinação na Serra
Até o momento, cerca de 700 pessoas foram vacinados na Serra. O grupo prioritário desta primeira etapa de imunização é bem reduzido e foi definido pelo Ministério da Saúde: apenas idosos em instituições de longa permanência e profissionais de saúde na linha de frente do combate ao coronavírus.