Em celebração ao Dia Nacional do Livro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Antunes das Dores (JAD), em Planalto Serrano, na Serra, promoveu a cerimônia de inauguração da Academia JAD de Letras. O evento que ocorreu no último 29 de outubro, marcou a nomeação de 20 membros e reforçou o compromisso da escola com o incentivo à leitura e à escrita, pilares fundamentais do protagonismo juvenil, característica da educação em tempo integral.
O projeto, idealizado pelas professoras Karina Corrêa Conceição e Marlane Silva Sperandio Loureiro, surgiu como uma resposta ao talento literário dos alunos, muitos dos quais escrevem textos profundos e reflexivos, mas raramente os compartilham. “Queremos criar um espaço seguro e inspirador, onde os alunos possam expor suas produções literárias e dar início a um movimento literário dentro da escola”, explicou a professora Marlane.
Primeiros passos e reconhecimento
A ideia tomou forma em junho de 2024, com a realização da I Olimpíada de Língua Portuguesa do JAD, que incentivou estudantes de todos os turnos a submeterem textos nos gêneros poema, conto e crônica. Dos 22 participantes inscritos, foram selecionados os 18 primeiros colocados para compor a Academia, juntamente com dois alunos da educação especial, reconhecidos por suas habilidades na escrita.
A inauguração, realizada no auditório da escola, foi conduzida pelo estudante Filipe Barbosa Rodrigues, da turma 2V3, que atuou como mestre de cerimônias. A abertura contou com uma apresentação musical dos professores Adriely Barros, Fábio Gama da Silva, Karina Corrêa e do aluno Caio dos Santos Pardinho. Um momento especial da cerimônia foi a homenagem à coordenadora escolar Cleide Lacerda de Brito, uma das idealizadoras do projeto “Senta que lá vem leitura”, que contribuiu significativamente para a cultura literária da escola.
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Sarau Literário emocionante
Após a nomeação oficial, um sarau literário trouxe ainda mais emoção. Oito dos novos membros da Academia compartilharam seus poemas, muitos deles abordando experiências pessoais profundas. A apresentação comoveu a plateia, incluindo alunos, professores e gestores, levando muitos às lágrimas. “Foi incrível ver alunos que, em sala de aula, têm vergonha de se apresentar, sentirem-se encorajados a expor seus textos autorais”, destacou a professora Karina.
Visão para o futuro
Para a aluna Soraia Silva Santos Souza, ocupante da 3ª cadeira da Academia, o projeto abriu portas para explorar sua imaginação e criatividade. “No ano de 2025, esperamos inspirar outros jovens a escreverem suas próprias histórias. Esse é o propósito da Academia, e tenho certeza de que juntos alcançaremos nossos objetivos”, afirmou.
A expectativa para o próximo ano é alta. Os membros da Academia já planejam novas iniciativas, como saraus, lançamentos de livros com sessões de autógrafos, e a II Olimpíada de Língua Portuguesa.