Mais de 100 alunos da Escola Governador Carlos Lindemberg, em Barro Branco, na Serra, participaram de uma experiência enriquecedora: uma aula de campo extramuros, onde muitos puderam assistir a uma peça teatral pela primeira vez.
Os alunos foram a Vitória para assistir à encenação da companhia de Teatro Campaneli com a peça “Chapeuzinho Vermelho”. Ao todo, 135 crianças participaram da atividade, que também contou com a presença de professores e funcionários da escola. A atividade aconteceu no último dia 20 de junho.
A pequena Nicolly Gonçalves Rodrigues, do 3º ano B, é uma das estudantes que assistiram a uma peça pela primeira vez e ficou emocionada. “É a primeira vez que venho ao teatro. Um lugar lindo, mágico. E eu quero voltar outras vezes.”
De acordo com Rogério Martins, diretor da unidade de ensino, 16 colaboradores da escola também assistiram ao espetáculo. “O processo de aprendizado é bastante complexo, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades. Por isso, entendemos que é necessário complementar o ensino de sala de aula em outros espaços, além dos muros, com atividades extracurriculares, estimulando a experiência de conteúdos estudados em sala”, disse o diretor.
Nathan Nicácio Cardoso, também do 3º ano, revelou o que aprendeu com a peça. “Eu vi a Chapeuzinho andando sozinha até a casa da Vovó, e isso só deve ser feito com a autorização dos pais. A criança sempre deve andar com um adulto porque é perigoso andar sozinha. Essa é a lição que a história da Chapeuzinho Vermelho traz.”
A Escola Governador Carlos Lindemberg é conhecida por realizar atividades diferenciadas com seus alunos. Nos últimos anos, foram realizadas aulas de campo em diversos lugares, como as Ruínas da Igreja de São José do Queimado, Biblioteca e Museu da UFES, Escola da Ciência-Física, em Vitória, Escola da Ciência Biologia e História (ECBH), Planetário, Bromeliários, Jardim Sensorial, Orquidário do Parque da Cidade (Serra), Cinema e Teatro.
Segundo Rogério, as aulas de campo são uma excelente opção de ensino, pois ligam a teoria à prática. “Estas aulas práticas são importantes recursos didáticos, não somente para aguçar o interesse dos alunos, mas também para que eles vejam na prática o que estudam na sala de aula.”
A professora Mirtes Leite Vieira afirmou que, na aula de campo, o professor pode trabalhar diferentes assuntos de várias áreas do conhecimento. “No teatro, foi um momento oportuno para assistir à peça teatral cuja história foi lida pelos alunos na Sala de Leitura.”
Rayanne Alcantara de Saldes que também leciona na escola, ressaltou que a aula de campo é mais que um passeio ou recreação. “É a possibilidade de enriquecer o currículo dos alunos com outros conhecimentos não vivenciados na escola, como visita ao patrimônio histórico-cultural, sessões de cinema e teatro, e visitas ao museu”, disse a professora.
O diretor da escola informou ainda que todos os alunos, que são cerca de 830 participam das aulas de campo. “Outros passeios estão programados para este ano, como cinema, planetário e Ruínas do Queimado.”
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