Gabriel Almeida
Um projeto da escola estadual de ensino médio Sizenando Pechincha, em Barcelona, está oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer grandes cidades e suas peculiaridades.
O programa consiste em viagens onde os estudantes tem contato com a cultura, linguagem, gastronomia, arte, ciência, cotidiano dos habitantes, história da cidade, geografia e entretenimento do local visitado.
O projeto teve início em 2013 e todo ano realiza encontros mensais onde os alunos pesquisavam e apresentavam para os colegas informações importantes sobre os lugares a serem visitados. No final de tudo os estudantes fazem uma viagem para a cidade estudada. Em 2016 a metrópole escolhida foi São Paulo. Todo custo da viagem é pago pelo aluno em pequenas parcelas durante o ano.
Segundo a professora, Leticia Santana, cada professor relacionou o conteúdo a ser estudado com os lugares a serem visitados na cidade de São Paulo. “Viajamos para a terra da garoa entre 10 e 13 de novembro e fomos de avião. Visitamos lugares como o Museu do Ipiranga, Projeto Catavento, Masp, Museu do Futebol, Bairro da Liberdade, Mercado Municipal, Aquário de São Paulo e galeria do Rock”, explica.
Leticia ainda disse que várias disciplinas estão envolvidas no projeto. “Professores de história, artes, química, língua portuguesa, geografia e sociologia”, afirma.
A aluna da escola Julya Rocha participou da viagem e afirma que foi uma experiência muito boa. “Fomos em vários pontos turísticos que vemos nas novelas, nos jornais e em outros programas de tv. Foi uma viagem ótima”, conta Julya.