Alunos de uma escola municipal da Serra foram premiados por se destacar num projeto de inovação. Os estudantes dos 6º anos da escola Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho, em Cidade Continental, criaram um painel solar para o projeto O Sol nasce pra tod@s: energia solar acessível e sustentável da ArcelorMittal neste mês de novembro.
A iniciativa teve início em maio, e foi dividida em cinco partes, abordagem dos conteúdos associados; trabalhos em grupo com temas relacionados à energia e ciência – Exemplificando o que foi aprendido; construção do painel solar de garrafa pet e caixas de leite; oficinas de montagem e funcionamento do painel solar e mostra para apresentação dos trabalhos e resultados.
Para os alunos colocarem em prática tudo o que debatiam na teoria em sala de aula, foi dada a largada para a construção de um painel solar. Para isso, alunos, professores e funcionários da escola se mobilizaram para arrecadar os materiais recicláveis necessários.
Após esse período a escola ofereceu oficinas para montagem e aula expositiva sobre o funcionamento do painel solar. Durante a montagem foram relembrados os conteúdos estudados nas aulas de Ciências.
Ao todo 92 alunos confeccionaram o painel, junto com a professora responsável pelo projeto Natália Sant’Anna.
Segundo a diretora da escola, Rosilene Araújo cerca de 480 alunos participaram do projeto – todos do período matutino, além dos 6º anos.
Prêmio
O projeto ganhador do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017, na categoria Cientista Jovem I e II, recebeu R$ 4 mil para ser distribuído entre os professores envolvidos com a atividade e um passeio para todos os alunos participantes do projeto para a Estância Vale do Moxuara.