Por Clarice Poltronieri
Desde o histórico temporal do último dia 30 de outubro a Escola Estadual Profª Juracy Machado, em Barcelona, está sem parte do muro. A situação gera insegurança para alunos e funcionários, já que usuários de drogas passaram a entrar no pátio da escola com frequência.
Sob a condição de não ter o nome revelado, um dos vigilantes da escola, disse que o problema ocorre principalmente à noite. E uma das formas que a escola encontrou para garantir a’ segurança dos alunos e do patrimônio foi manter os refletores do pátio acesos, pois com isso é possível a captação de imagens pelas câmeras de videomonitoramento, caso haja alguma invasão.
“Com as luzes acesas a câmera consegue captar imagens. A Secretaria de Educação do Estado (Sedu) está ciente da situação e disse que irá reparar o muro, mas não deu prazo para a obra”, afirmou um funcionário da escola que também não quis se identificar.
A assessoria de comunicação da (Sedu) confirmou que as luzes ficam acesas para garantir a segurança. Afirmou ainda que o projeto de reforma e ampliação da escola (o que inclui o muro) está pronto para ser licitado, mas não adiantou datas.