O projeto Autoestima, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Penedo, em Valparaíso, aprovou 16 alunos nos Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes) este ano. Este é o segundo ano do projeto, que em 2015 aprovou 18 estudantes.
Em 2016 a aprovação foi ainda maior que no ano anterior, pois foram 18 estudantes aprovados, dos 55 que fizeram a prova, o que equivale a 29% do total. No ano anterior, foram 85 inscritos e 18 aprovados, pouco mais de 20%.
“Este ano, o projeto teve adesão de 95% dos alunos do 9º ano. Ao todo, 55 fizeram a prova. Tivemos 16 aprovados em diversos campus (Vitória, Cariacica, Viana, Serra, Santa Teresa, Itapina e Piúma). Alguns alunos do 8º ano já fizeram a prova em 2016 para adquirirem experiência. O projeto já é uma inspiração para os alunos dos anos anteriores, que já sonham em fazer a prova do Ifes”, conta Vinícius Carneiro de Oliveira, professor de Ciências e um dos responsáveis pelo projeto.
O bom resultado já levou para escola até mesmo alunos que migraram da rede particular. “Recebemos vários alunos de 6º e 7º anos vindos de escolas particulares, devido ao momento de crise, que optaram por nossa escola devido ao resultado do projeto. Sempre que escutamos isso, ficamos muito felizes, pois mostra que é possível mudar a ‘cara’ de uma escola”, comemora Vinícius.
O projeto Autoestima conta com trabalho motivacional no início do ano e aulas voltadas à prova do Ifes, inclusive no contraturno escolar. Os alunos também fazem visitas técnicas a vários campus do Ifes e ainda contaram com aulões dados por professores do Instituto este ano.
“Durante o ano foram realizados simulados online, que serviram de base para direcionarmos cada aluno para determinado curso. O que mais nos alegrou é que mesmo quem não passou, se empenhou muito e agora são alunos preparados para o ensino médio”, frisa Vinícius.