Durante a sessão desta quarta-feira (30), foi lido na Câmara da Serra o Projeto Indicativo número 41/2022, que obriga escolas públicas e privadas do município a elaborarem plano de abandono de área em situações de risco. A proposta é do vereador Igor Elson (PL).
Segundo a proposta, o abandono da área deve considerar a avaliação do local, considerando a estrutura física e dispositivos de emergência disponíveis; qual será o comportamento de professores e alunos. O plano deve trazer orientações do Corpo de Bombeiros, em consonância com a legislação vigente. O plano deverá ser treinado ao menos uma vez a cada semestre.
O não cumprimento do que diz a matéria poderá implicar em advertência, multa de R$ 5 mil, podendo ser o dobro do valor
A discussão do projeto acontece após a invasão em duas escolas no município de Aracruz, quando 4 pessoas foram mortas a tiros, por um adolescente, que utilizou a arma do pai.
“Este projeto foi protocolado no dia 20 de maio, antes do atentado. Não estou pegando carona em problema de atentado, e está com a tramitação natural. É importante que todas as escolas da Serra tenham um plano de contingência e evacuação de risco, para questões como atentado e incêndio”, lembrou o vereador.