Sem apontar data para reconduzir os vigilantes às escolas municipais, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), informou na tarde desta segunda-feira (14) que a licitação para contratação de empresa para oferecer o serviço “está tramitando dentro do prazo legal”. A falta dos profissionais tem tirado o sono de alunos, pais e profissionais da educação.
Segundo a Secom, existe um processo licitatório em andamento, mas as empresas vencedoras foram convocadas e não apresentaram a documentação prevista em lei, outras nem compareceram.
A nota acrescenta que “a Secretaria de Educação lamenta o ocorrido”, o arrombamento de escolas na Serra, e cita dois casos registrados nos bairros Eldourado, CMEI Infância Feliz, e Feu Rosa, Caic. “As duas que sofreram arrombamento atendem a 1.080 crianças, sendo levados dois computadores e torneiras. Já foi feito um boletim de ocorrência”, resume a nota.
Além destas duas unidades, a escola Dom Helder, em Jacaraípe, também foi alvo de criminosos, que invadiram o local e levaram uma mangueira.
Além da falta de segurança, servidores das escolas reclamam que a falta do vigilante dificulta o acesso de familiares ao interior das unidades. Isso porque o vigilante faz o primeiro atendimento, quando pais e responsáveis se dirigem a estes locais.