Categories: Divirta-se na Serra

Escolas de samba da Serra já se preparam para o carnaval de 2016

A Tradição já está com metade de suas fantasias prontas, que inclusive já estão sendo vendidas aos foliões. Foto: Arquivo TN / Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

Faltam pouco mais de setenta dias para o carnaval. Mas na Serra, os preparativos para a folia de Momo já começaram e estão a todo vapor.

Isso é o que conta o presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos da Serra, Marcos Caran. Ele, que é porta voz da Tradição Serrana, disse que a agremiação já está com mais da metade de suas fantasias prontas.

Para quem não sabe, a Serra tem duas escolas de samba que desfilam no Sambão do Povo, em Vitória: a Tradição Serrana e a Rosas de Ouro. Na capital capixaba, os desfiles acontecem uma semana antes do carnaval tradicional. Em 2016, a folia será nos dias 29 e 30 de janeiro.

A Tradição vai levar para a avenida a história do ritmo mais tradicional da Serra: o congo. Com o tema “Congo: uma história real” o grêmio recreativo pretende levar para o Sambão um pouco sobre as festividades de final de ano do município. “Vamos juntar com a mitologia do naufrágio do Palermo, a cultura afro que envolve essa tradição, falar sobre São Benedito, o santo preto que possui milhares de devotos na cidade”, adianta Caran.

Já a Rosas de Ouro, levará para o Sambão a história do Queimado. Segundo presidente Reginaldo Silva, o tema “Nos passos da história, a Rosas de Ouro canta e encanta a revolta do Queimado” falará sobre a Igreja de São José do Queimado e suas ruínas e também mostrará a maior revolta de escravos do Espírito Santo que aconteceu neste local em 1849, há exatos 166 anos.

“Mesmo com toda esta crise, as dificuldades em fazer um carnaval, a falta de recurso, vamos nos empenhar para fazer um desfile digno e bonito”, conta Reginaldo. Lembrando que no ano passado, a Rosas de Ouro, não desfilou por dificuldades financeiras.

Os desfiles da Tradição e da Rosas serão na sexta-feira (29 de janeiro) com grupo A. Neste dia a folia inicia às 21h e terá ainda Chegou o Que Faltava, Imperatriz do Forte, Independentes de São Torquato, Chega Mais, Andaraí e Novo Império.

No sábado (30 de janeiro) é a vez do Grupo Especial composto pela Unidos de Barreiros, Unidos de Jucutuquara, Pega no Samba, Mocidade Unida da Glória, Unidos da Piedade e Independentes de Boa Vista.

Quer desfilar?

As fantasias da escola Tradição Serrana já estão à venda e os valores variam de R$ 80 a R$ 150.

Tradição Serrana. Contato: 998 396 704.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

12 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

12 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

12 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

13 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás