Categories: Notícias

Escolas estaduais voltam às aulas nesta terça e Casagrande garante protocolo rigoroso

No Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra, foram tomadas diversas medidas de segurança para o retorno presencial. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) retornou, nesta terça-feira (13), com as aulas presenciais em escolas estaduais de todo o Espírito Santo, inclusive na Serra. Para tranquilizar as famílias de estudantes, o governador, Renato Casagrande (PSB), garantiu que as unidades escolares contam com um protocolo rigoroso, que pretende evitar a contaminação por Covid-19 dentro das salas de aula.

Conforme já havia sido informado pelo Governo do Estado, nesta terça-feira voltam as atividades presenciais nas escolas de Ensino Médio. Daqui a duas semanas, será retomado o Ensino Fundamental II e, 15 dias depois, o Fundamental I. Na Rede Municipal de Ensino da Serra, não haverá aulas este ano, como já havia sido noticiado pelo TEMPO NOVO.

O anúncio sobre as medidas de segurança foi feito, mais uma vez, pelo governador através de suas redes sociais. “Hoje retomaremos as atividades presenciais no Ensino Médio das escolas estaduais. Foi elaborado um rigoroso protocolo para garantir a segurança de servidores, estudantes e familiares. Desde abril, implantamos o programa EscoLAR, que permitiu manter as atividades remotamente.”

Casagrande ainda destacou que os alunos não são obrigados a retornarem e aqueles do grupo de risco ou que não se sentem seguros podem continuar estudando de casa. “Agora, no máximo 50% dos alunos de cada sala de aula terão, alternadamente, a cada semana, atividades presenciais e remotas, garantindo o distanciamento social. Quem for de grupo de risco ou não se sentir seguro pode permanecer nas atividades remotas até o final do ano letivo.”

Na Serra, umas das escolas estaduais que já retornaram nesta terça-feira é o Aristóbulo Barbosa Leão, em Jardim Limoeiro. A direção da unidade escolar publicou nas redes sociais fotos que mostram as modificações realizadas para o retorno. Dentre elas, está o distanciamento de mesa e também a medição de temperatura dos estudantes, além de disponibilizar máscara e álcool em gel.

Escolas municipais da Serra

Mesmo com a liberação da volta às aulas concedida pelo Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Educação da Serra decidiu não reabrir as escolas e creches neste ano. Segundo a Sedu, essa decisão foi tomada após uma pesquisa realizada juntamente com famílias de estudantes do município.

A previsão é que o retorno só aconteça em 2021. Enquanto isso, os estudantes continuam recebendo atividades impressas para realizarem de suas casas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

10 minutos atrás

Banda Salvação celebra 30 anos de reggae com show histórico em Manguinhos

A banda SAlvação sobe ao palco com sua formação original, com os lendários Rodrigo CX (vocal e guitarra), Paulão (guitarra…

11 minutos atrás

Domingão com música ao vivo, feijoada e diversão no Desvio Music Bar, em Bicanga

A dupla de mãe e filha, Suzi e Thais Martins, sobe ao palco do Desvio Music Bar para encantar o…

31 minutos atrás

Família pede ajuda para encontrar Horus, um Spitz Alemão perdido em Jacaraípe

Horus tem quatro anos, é de porte pequeno e possui pelagem branca com detalhes em caramelo. Crédito: Divulgação A família…

46 minutos atrás

Prefeitura abre processo seletivo para auxiliar de farmácia e de saúde bucal com salário de R$ 1.933

A Prefeitura abriu processo seletivo para auxiliar de farmácia e de saúde bucal com salário de R$ 1.933. Crédito: Divulgação…

59 minutos atrás

Babesiose canina: uma doença parasitária grave e comuns desafios no tratamento

A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…

2 horas atrás