Vidro não é tudo igual. Na hora de construir ou dar aquela repaginada na casa, é preciso levar em consideração que existem diferentes tipos de vidro, adequados a diversas aplicações. Isso é fundamental para, além de aproveitar vantagens como confortos térmico e acústico, economia e praticidade, garantir algo que é essencial para o dia a dia em casa: a segurança.
O vidro temperado, por exemplo, é um dos mais usados. Ele pode ser até cinco vezes mais resistente do que o vidro comum e ideal para uso em boxes de banheiro, portas e divisórias. Para se certificar de que o vidro é realmente temperado, é preciso observar a presença do selo do fornecedor, exigido pela norma técnica.
“Esse logotipo é fundido ao vidro justamente durante a têmpera, em que o vidro é submetido a altas temperaturas e, em seguida, resfriado, processo que garante a ele resistência”, explicou o consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Cláudio Rezende.
Logo, todo vidro que possui o logotipo é temperado. “Já os que não têm logotipo podem ser temperados ou não. Por isso a orientação é para que o consumidor, ao comprar um vidro temperado, exija a presença do logotipo e conheça a procedência do vidro. Assim, ele saberá se vem de uma fornecedora certificada, que obedece às normas técnicas”, frisou.
Outros vidros de segurança são o vidro laminado, feito com duas ou mais chapas de vidro comum, entre as quais são colocadas películas plásticas de polivinil butiral (PVB), e o vidro laminado temperado, em que primeiro se faz a têmpera dos vidros, para aumentar a resistência, e depois se faz a laminação, colocando a película, o que potencializa a segurança.
“Essa película de PVB mantém os vidros colados a ela, resguardando a integridade das pessoas, em caso de incidentes”, comentou Luiz Cláudio.
Manutenção
O consultor destaca também que vidro precisa de manutenção. Box de banheiro e fechamento de varanda, por exemplo, precisam ser vistoriados por um vidraceiro, anualmente, para certificar-se de que peças e acessórios usados junto com o vidro estão em perfeito estado de conservação e funcionando corretamente.
Tabela: Saiba onde usar cada tipo de vidro
Vidro temperado: é até cinco vezes mais resistente do que o vidro comum. Muito utilizado em boxes de banheiros, portas, divisórias, vitrines e muros.
Vidro laminado: além de ser extremamente seguro, reduz a entrada de barulho e barra a entrada de raios ultravioleta no ambiente. Pode ser usado em fachadas e tetos.
Vidro laminado temperado: é o vidro utilizado em locais que exigem grande resistência. Pode ser usado, por exemplo, em degraus de escada, pisos de vidro, guarda-corpos, saunas feitas junto da piscina e em paredes de piscinas de vidro.
Vidro de proteção solar: usado em janelas, portas e paredes, dentre outras aplicações, quando se pretende barrar a entrada de calor nos ambientes. Também é capaz de impedir a entrada de raios ultravioleta.
Vidro insulado ou duplo: é ideal para ambientes em que há demanda por isolamentos térmico e acústico.