Depois de ser lançado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, o livro de Joana Herkenhoff, publicado pela Editora Cousa, tem lançamento na Serra, nesta quinta-feira (14), na Casa 45, Rua Maestro Antônio Cícero, 82, Serra Sede. Além de sessão de autógrafos com a autora, o evento terá como atração a leitura de poemas pela Professora Nádia Juliana Rodrigues Serafim.
O livro “Retratos com o tempo” está dividido em três partes e reúne poemas escritos ao longo dos anos por Joana Herkenhoff, que é professora e pesquisadora mineira radicada no Espírito Santo e autora do livro infantil Chapéu, inspirado no Mestre Álvaro.
Com temáticas variadas, que vão desde lembranças da infância a memórias do período de isolamento social, os textos têm em comum o desejo de captura do tempo por meio da poesia. “São poemas-capturas, que flagram o instante, ensejam congelar imagens e cenas de viagens, tempos, mudanças. São poemas-memória”, afirma a escritora.
Segundo ela, os poemas foram concebidos em diferentes momentos de sua trajetória, mas grande parte deles foi escrita em 2021, no período mais duro da pandemia de Covid-19. Entre esses poemas, destaca-se “Quarentena”, que aborda esse “tempo injusto, dado a poucos, subtraído de muitos”; o poema “Manoel”, que integra também a coletânea “Prêmio Off Flip 2014”. “Datar e fazer as dedicatórias foi uma escolha para esse guardar, que é também compartilhar”, explica Joana.
+ Bell Marques comemora 10 anos de carreira em show exclusivo no ES
Vale destacar que para Joana Herkenhoff, o lançamento da obra representa a concretização de um antigo sonho que teve de ser adiado em razão das múltiplas jornadas. “Sempre desejei me dedicar mais à escrita e publicar meus poemas, o que não consegui até então priorizar, sobretudo devido ao ritmo de trabalho, estudos, família, a vida, enfim, que para nós, mulheres, segue nos desdobrando e assim nos levando a adiar, quando não a abandonar sonhos e projetos. Não é por acaso que a despeito de muita luta e não desprezíveis conquistas, as mulheres escritoras seguem minoria no mercado editorial e na cena literária”, ressalta.
Com a publicação de “Retratos com o tempo”, a escritora deseja contribuir para a diversidade cultural artística local, ao fortalecer a representatividade feminina na cena literária do Estado, e fazer o mesmo que Evaristo e outras poetas fizeram por ela: “Encorajar outras pessoas, em especial mulheres, a escreverem e publicarem seus escritos”.
Além dos versos de Joana Herkenhoff, o livro reúne desenhos a bico de pena da artista e escritora Penha Franzotti Donadello e prefácio do professor José Hélder Pinheiro, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.
O livro foi publicado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de produção literária da Secretaria da Cultura (Secult).
Serviço:
Lançamento do livro “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff
O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…
Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…
A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…