Conviver com esgoto escorrendo na rua todos os dias não é nada agradável. No bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, moradores da rua Tiradentes sofrem há meses com um esgoto que vira e mexe é consertado e volta a escorrer com frequência.
De acordo com um comerciante da rua que não quis se identificar, a água fétida é insistente e o problema não é novo. “Tem muito mais de 6 meses essa situação. Eles até tentar consertar, mas o problema volta. E nós temos que conviver com essa nojeira diariamente”.
O Tempo Novo procurou a Ambiental Serra/Cesan que é a responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município via parceria público-privada.
Por meio de nota, a Cesan disse que sempre que acionada pelos moradores envia técnicos ao local para realizar a desobstrução da rede. O último serviço foi realizado hoje (17) no início da manhã.
“O vazamento é recorrente no local devido ao lançamento indevido de gordura na rede de esgoto. Para evitar obstruções os moradores e comerciantes não devem lançar lixo e óleo de cozinha ou gordura usada na rede. O óleo e gordura usados devem ser acondicionados em recipientes plásticos como garrafas PET e destinados à coleta de lixo ou para empresas de reciclagem. A Cesan está à disposição dos moradores a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 115. A chamada é gratuita.”
+ De novo! Cesan volta a enviar água barrenta e imprópria para consumo na Serra
O modelo da PPP adotada na Serra consiste no seguinte: a Cesan deixa de operar diretamente a coleta e o tratamento de esgoto e cede seus equipamentos e estrutura para a empresa parceira, a Ambiental Serra. Em contrapartida, a parceira deve fazer investimentos para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto.