Categories: Meio Ambiente

Esgoto adoece peixes na foz do rio Santa Maria

 

Trecho do rio entre Serra e Cariacica já próximo a foz na baia de Vitória. Foto: Arquivo TN

Por Clarice Poltronieri

A foz do rio Santa Maria, responsável pelo abastecimento da Serra e da parte norte de Vitória, está muito poluída e a pouca vida que há nela está doente. A conclusão é do Projeto Peixe Guia, do Instituto de Pesquisa Aplysia, ong que realizou um estudo em dois pontos do estuário do rio entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015.

O estuário fica na baía de Vitória, precisamente entre os municípios de Serra e Cariacica. Local usado por pescadores artesanais de peixes, camarão, mariscadores e catadores de caranguejo. Segundo Tatiana Furley, presidente do Instituto Aplysia, a situação das águas locais é preocupante.

“Nos locais onde está chegando esgoto bruto nos estuários do rio Santa Maria, a qualidade da água está ruim e foram observados efeitos nas espécies bentônicas (do fundo) e nos peixes. A entrada da água salina durante a maré alta promove diluição dos contaminantes na água, mas não é suficiente para proteger as espécies”, explica.

Tatiana reforçou ainda que há dificuldade para encontrar peixes no local e os que foram coletados estavam com fígado reduzido e muito cabelo no estômago. Segundo a pesquisadora, são indicadores de forte contaminação por esgoto não tratado.

“Apesar disso, a qualidade da água está melhor que a do Jucu (outro que abastece a Grande Vitória). Pretendemos encontrar novos parceiros para realizar estes estudos em todo o curso do Santa Maria”, adianta.

A análise é feita por meio de peixes bioindicadores que, por meio do estudo de sua saúde, apontam a qualidade da água do manancial e, além do Santa Maria e Jucu, abrangeu os rios Benevente  e Bubu.

O estudo segue metodologia do órgão ambiental federal canadense e pretende ajudar a estabelecer parâmetro para avaliar a qualidade dos rios brasileiros.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

7 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

9 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

13 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

14 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

15 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

15 horas atrás