smobile
[secondary_title]

Esgoto faz espelho d’água da Jacuném sumir e vai matando uma das maiores lagoas da Serra

- PUBLICIDADE-
No trecho da Lagoa Jacuném, na região de Feu Rosa, não é possível vê o espelho d’água. Foto: Divulgação

A poluição por esgoto está matando a lagoa Jacuném, a 2ª maior lagoa da Serra e uma das maiores do ES. A prova está na imagem capturada nesta quarta-feira (06) no trecho próximo a um condomínio fechado na altura de Feu Rosa: não se vê mais o espelho d’água da lagoa, apenas o que parece ser um imenso gramado.

Trata-se do crescimento excessivo de vegetação aquática, que ocorre por conta do grande volume de matéria orgânica proveniente do esgoto, tratado ou não, lançado na lagoa. Para o secretário de Meio Ambiente da Serra, Cláudio Denícoli, o problema está se agravando por conta da precariedade do tratamento de esgoto conduzido pela Parceria Público Privada (PPP) Cesan/Ambiental Serra, alvo do questionamentos da Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores e de auditoria do Tribunal de Contas do Estado.

Segundo Cláudio, cerca de 5 ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto) lançam efluentes em córregos que formam a Jacuném, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal e faz parte da bacia do rio Jacaraípe. Em outras palavras, a água poluída da Jacuném cai na praia de Jacaraípe na altura da Praça Encontro das Águas.

Quadro só se agrava

Do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha, diz que a situação da lagoa piorou nos últimos anos com o crescimento urbano e aumento da população nas regiões dos Civit’s I e II. Para ele as deficiências no sistema de tratamento de esgoto doméstico apontadas pelo secretário, pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores e pela auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCES), acelera o crescimento da vegetação sobre o espelho d’água.

“O esgoto aumenta a presença de nutrientes na água, o que estimula a proliferação descontrolada da vegetação sobre a água. E isso também acaba piorando o assoreamento da lagoa, enumera Claudiney, que mora na região de Jacaraípe e atua há anos na defesa do meio ambiente da bacia das lagoas Juara e Jacuném.

Esgoto Industrial

Um dos bairros no entorno da Jacuném é Barcelona, no Civit I. Ainda está na memória dos moradores mais antigos do bairro, surgido no início da década de 1980, os banhos e pescarias na Jacuném, além das piqueniques às margens. Hoje nem dá para chegar mais perto da lagoa, que inclusive teve o acesso fechado para implantação do Batalhão da Polícia Militar Ambiental onde é a sede da APA, que deveria estar aberta ao público.

Morador do bairro há décadas, o professor e ativista político Renato Ribeiro diz que a poluição é muito grande. “Fizeram sistema de tratamento de esgoto nos anos 1980 e não atualizaram. O que mais vejo no entorno da área verde é vazamento de esgoto da rede da Ambiental Serra, com a sujeira caindo direto nas nascentes da lagoa. E o pior é que não foi modernizada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barcelona, que está recebendo esgoto de novos loteamentos e condomínios na região. Não dá conta”, avalia.

Mas além do esgoto doméstico, Renato lembra que a Jacuném também é alvo de despejo de esgoto industrial. “No entorno da lagoa há diversas indústrias dos Civit’s I e II. E várias vezes autoridades ambiental flagraram despejo indevido de rejeitos de indústrias na lagoa.

Em 2005, por ocasião da instalação do condomínio Boulevard Lagoa na região de Feu Rosa, a imobiliária Cristal teve de fazer um estudo sobre a qualidade da água da Jacuném. Esse estudo apontava, já naquela época, presença de fenóis em quantidade superior a 100 vezes o limite máximo estabelecido por lei.

Fenóis são substâncias tóxicas provenientes principalmente da indústria de plásticos, corantes, tintas, drogas, antioxidantes, polímeros sintéticos e resinas, dentre outros. E também está presente no esgoto doméstico.

Cesan e Ambiental Serra multadas

Na última semana de março a PPP foi multada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em R$ 4,8 milhões. O motivo foi o mal funcionamento de 12 ETE´s, cujos efluentes estavam sendo lançados no meio ambiente com sujeira acima do permitido por lei. A multa da Cesan foi de R$ 2,4 milhões. Mesmo valor aplicado na Ambiental Serra.

Desde janeiro de 2015 a gestão do esgoto da cidade é feito pela PPP.

O outro lado

A reportagem procurou a Ambiental Serra. A assessoria de imprensa da empresa disse que quem responderia os questionamentos a respeito da situação do lançamento de efluentes de ETEs na lagoa Jacuném seria a Cesan. Então os questionamentos foram enviadas à Companhia, que até o momento desta publicação ainda não havia retornado.

No entanto, no último dia 31 de março, o gerente da Cesan para a PPP, Douglas Couzi, divulgou nota rebatendo as acusações de que as ETEs em operação na Serra não estariam funcionando adequadamente.

No documento, a empresa diz que as Estações operam dentro dos padrões de eficiência estabelecidos por lei, embora admita que nem sempre o efluente jogado no ambiente após o tratamento permanece neste padrão legal. Disse ainda que “eventuais não conformidades são e serão sempre tratadas conforme previsões contratuais”.

E mais: Falou ainda que “para se obter resultado fidedigno à performance de eficiência das ETE´s é necessário realizar amostragens frequentes. Análises isoladas, sem referenciais comparativos, podem não refletir a realidade do desempenho dos equipamentos”.

Por fim a Cesan diz que atendeu todas as solicitações de documentos e esclarecimentos pedidas pelo TCES e pela Comissão de Investigação da Câmara de Vereadores.

Detran vai abrir 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com o Governo do Estado, anunciou mais uma etapa do Programa CNH Social, agora em 2025....

Atletas da Serra brilharam no Oliveira Fight Combat em Vitória

Os atletas da Serra brilharam no Oliveira Fight Combat, evento que reuniu diversas modalidades de artes marciais na Arena Verão de Camburi – Arena...

Mil vagas abertas para estudar de graça em faculdades do Estado

O Governo do Estado abriu inscrições para 1.000 vagas gratuitas em cursos de graduação que serão oferecidos em faculdades privadas. A iniciativa faz parte...

Bolsa Família de janeiro começa a ser pago nesta segunda (20); confira calendário

O Bolsa Família de janeiro começa a ser pago pela Caixa Econômica Federal a partir desta segunda-feira (20). Assim como no último ano, os...

Início do Campeonato Capixaba aquece final de semana

Finalmente começou! Neste final de semana, o Campeonato Capixaba de 2025 deu o pontapé inicial. Ao total, foram três partidas neste final de semana,...

Jacaré invade escola na Serra à procura de fêmea para acasalar

Um jacaré-de-papo-amarelo surpreendeu ao ser encontrado no interior de uma unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), localizada em Morada de Laranjeiras, na...

Centro Cultural abre exposição histórica com obras do pintor Walter Assis na Serra

Até o dia 22 de março, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abriga a exposição “Iconografia de Queimado - Memórias...

Casos de infarto abaixo dos 40 anos disparam no Brasil; saiba como se proteger

Os infartos, tradicionalmente associados a pessoas com mais de 40 anos, estão se tornando uma realidade preocupante para jovens abaixo dessa faixa etária. Dados...

3ª ligação entre Serra e Vitória: conheça o projeto da nova rodovia que será construída este ano

A tão esperada 3ª ligação entre Serra e Vitória está prestes a se tornar realidade, com previsão de início nos próximos meses de 2025....
...