Categories: Meio Ambiente

Esgoto faz lagoa de Manguinhos ‘sumir’ tomada por vegetação

 

Parece um campo gramado, mas não é: efeito da poluição faz lagoa ‘sumir’. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Localizada às margens da ES 010 entre Manguinhos e Vila Nova, a lagoa Maringá voltou a ser tomada por vegetação aquática nas últimas semanas. De acordo com especialistas, o problema é provocado pelo descarte de esgoto sem tratamento ou mal tratado. E há pelo menos uma década vem atingindo o manancial, fato que força o município a gastar para retirar mecanicamente a vegetação usando barcos e máquinas, para assim liberar o espelho d’água.

Da lagoa desce o córrego que cai na praia de Manguinhos. A Maringá é formada por nascentes que vêm dos bairros Laranjeiras II, Alterosas, Nova Zelândia e Vila Nova de Colares. E recebe esgoto tratado pela Ambiental Serra/Cesan da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Civit II, que por sua vez, já foi alvo de diversas autuações e multas aplicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) ao longo dos últimos anos. As autuações aconteceram porque a Semma diz ter analisado a água e constatado que a remoção dos poluentes estava abaixo do que determinada por lei. 

E recentemente a Semma encontrou falha na operação da ETE Civit II. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi flagrado o não funcionamento de aeradores, equipamento que injeta oxigênio na água e aumenta a eficiência da remoção de poluentes do esgoto. A assessoria acrescentou que a Ambiental Serra/Cesan foi notificada, respondeu dentro do prazo e que a resposta estava sendo analisada.

Doutor em Biologia Vegetal, Ian Drumond disse que as plantas que crescem sobre o espelho d’água da lagoa são macrófitas. Ian explica que tais plantas indicam a presença de grandes quantidades de nutrientes na água, especialmente fosfatos e nitratos, substâncias que podem ter origem em efluentes variados, incluindo esgoto. Tratado ou não.

“O ideal é identificar as fontes de contaminação para corrigir os lançamentos indevidos e iniciar a recuperação que pode ser realizada com as próprias macrófitas”, aponta.  

Através da assessoria de imprensa, a Ambiental Serra/Cesan afirmou que o tratamento do esgoto na Estação Civit II está em conformidade com a lei. Disse também que atualmente, 76,5% das residências da bacia da Maringá possuem rede de esgoto disponível, e o restante será contemplado de acordo com o cronograma de universalização do sistema.

Acrescentou ainda que, “conforme a Lei Estadual 7.499 / 2003, onde há rede de esgoto implantada o morador deve fazer a ligação a esta rede. Onde não há rede disponível é responsabilidade do proprietário implantar fossas sépticas nos imóveis, e limpá-la periodicamente”.    

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

5 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

6 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

6 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

7 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

8 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

16 horas atrás