Clarice Poltronieri
O rio Reis Magos e as praias de Nova Almeida e Praia Grande vêm sofrendo com lançamento de esgoto. Segundo moradores, basta uma chuva mais intensa para a poluição aparecer.
O morador Jackson Gomes, fez imagens do rio na última sexta-feira (2) mostrando a situação da água após a chuva.Um dos locais mais intensos de lançamento de esgoto é a rede de drenagem pluvial (água da chuva) próximo à foz do rio e à ponte Flodoaldo Borges Miguel.
O problema ocorre por causa de lançamentos irregulares da rede de esgoto na rede de drenagem pluvial. “Sempre que chove, a poluição fica visível. Embaixo da ponte nova tem uma rede pluvial do centro do bairro com muito esgoto lançado. A Cesan cobra taxa, mas continua caindo esgoto no rio. Do bairro Gaivotas até a foz do rio há cinco manilhas em menos de 1 km, todas despejando esgoto porque muitos moradores ligam o esgoto na rede de drenagem pluvial e não há fiscalização. A Cesan alega que está monitorando, mas até agora nada”, denuncia.
O sistema de coleta e tratamento de esgoto do município é feito pelo Consórcio Serra Ambiental , através de Parceria Público Privada (PPP), sob supervisão da Cesan.
Jogo de empurra
A assessoria de imprensa da Cesan disse que as manilhas fazem parte do sistema de drenagem pluvial, de responsabilidade da Prefeitura, e que a poluição ocorre porque há residências com ligações indevidas de esgoto. Afirma que a fiscalização das ligações indevidas é de responsabilidade do município. Acrescenta que Nova Almeida tem sistema de esgotamento sanitário e que cabe ao morador regularizar a ligação.
Já a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra disse que o município faz ações para orientar sobre a necessidade de fazer o sistema individual de fossa filtro, evitando o lançamento indevido no meio ambiente. Isso em regiões onde não há coleta e tratamento de esgoto, serviços que são de competência da Cesan.
Veja vídeo abaixo: