Pelo menos desde o último final de semana, esgoto que transborda da rede da Cesan/Ambiental Serra corre a céu aberto e atinge as areias da praia em Carapebus, próximo aos quiosques e ao acesso a Praia Mole. A denúncia é do presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus, Anderson Soares, que na última quarta-feira (05) foi ao local e registrou o fato em fotos em vídeo.
Segundo o líder comunitário, que disse ter acionado a fiscalização ambiental da Serra, a região vem sofrendo crônico de contaminação nas praias e lagoas por conta do atraso na conclusão do serviço de esgotamento sanitário. Carapebus e bairros vizinhos fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole, que inclui remanescentes de mata Atlântica, restinga e as lagoas do Baú e Carapebus, ambas poluídas por esgoto sem tratamento.
“Ainda antes da entrada da Ambiental Serra (em janeiro de 2015) na Parceira Público Privada (PPP) com a Cesan para gerir o esgoto da cidade, a Cesan começou as obras de esgotamento nos bairros Praia de Carapebus, Balneário Carapebus e Lagoa de Carapebus. As obras foram atrasando e as pessoas, sem informação, passaram a ligar o esgoto nas redes já implantadas mas ainda sem operação porque faltavam as elevatórias para bombear esse esgoto para a estação de tratamento. Aí deu nisso”, relata Anderson.
O líder comunitário disse ainda que a Cesan havia prometido ligar duas elevatórios até dezembro e concluir uma terceira elevatória em janeiro de 2019. “O prazo que deram antes era até abril deste ano, mas não cumpriram. Pior é que o verão está chegando e esse esgoto atrapalha o turismo, os donos de quiosques estão preocupados. Sem contar que prejudica a saúde do morador. Deve ser por isso que a balneabilidade das praias próximas às lagoas Baú e Carapebus está imprópria, conforme estudo da Prefeitura da Serra”, aponta.
Em nota a prefeitura informou que notificou a Cesan e a Ambiental Serra para resolverem o problema.
Empresa pede que morador não ligue antes de fim do serviço
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Cesan diz que a principal elevatória do sistema de esgotamento sanitário desta região entrou em operação no dia 19 de novembro, bombeando o esgoto para a estação de tratamento. Sendo a maior elevatória, grande parte da região já está sendo atendida. Elevatórias menores que ainda serão implantadas, já estão com as obras em andamento e a conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2019.
A empresa pede que os moradores aguardem a conclusão das obras onde ainda não foram finalizadas para interligar seus imóveis à rede da Companhia, caso contrário o esgoto será lançado no meio ambiente.
Confira o vídeo abaixo:
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…