Um dos principais lugares da gastronomia e turismo no litoral capixaba, Manguinhos está passando por uma situação constrangedora e insalubre. É que nesta segunda-feira (30), antevéspera de Ano Novo, está vazando esgoto na avenida Atuapuã em frente a praia e próximo a um famoso restaurante do balneário.
A denúncia é do morador e empresário de Manguinhos, Pablo Bressiane Pinto de Souza. “Está vazando em frente a minha casa, estou mantendo a janela fechada por causa do mal cheiro. E tudo isso perto do restaurante Pierrot. Pagamos caro a taxa de esgoto para a Cesan, é um absurdo que volta e meia tenhamos problema com isso”, reclama.
Pablo disse que não é a primeira vez que o vazamento aparece neste ponto e que quando chove o esgoto se mistura à água da chuva, transborda e prejudica o local. “É ruim para nós moradores, mas é pior ainda que isto ocorra com tanto turistas aqui. Queima o filme do balneário e prejudica os empreendedores do turismo e da gastronomia”, avalia Pablo, que já foi dono de pousada e hoje aluga casas para temporada no balneário.
Confira o vídeo da situação feito por volta das 16h e 30 de hoje (30).
A reportagem entrou em contato com a Cesan/Ambiental Serra. Assim que tiver retorno das empresas publicará neste espaço.
Desde janeiro de 2015 a Cesan passou a operar o esgoto da Serra em Parceria Público Privada (PPP) com a Ambiental Serra. O município da Serra foi o primeiro a adotar esse formato de gestão na Grande Vitória. Vila Velha aderiu em 2017 e na cidade canela verde a parceira da Cesan é a mesma empresa que atua na Serra.