Por Conceição Nascimento
Além do trânsito, motoristas que trafegam pela Rodovia Norte e Sul, entre Barcelona e Laranjeiras, precisam ficar atentos a um esgoto que invade a pista, podendo provocar transtornos e até acidentes no trevo que dá acesso ao bairro Colina de Laranjeiras. A água, imunda e fétida, desce do bairro, mas não tem vazão na rodovia e acaba por pressionar a rede e tomar a via.
“Constantemente está vazando. Os carros têm que passar pela água contaminada, e o cheiro não é nada agradável. Não sei o motivo do vazamento, mas às vezes para de vazar e depois retorna”, disse Marco Aurélio, morador de Colina de Laranjeiras.
O morador Sérgio Carvalho disse que o mau cheiro é insuportável. “Quando está cheio, cheira muito forte e existe o risco de contaminação. O problema tem sido mais frequente nas últimas semanas”, disse ele, também morador de Colina.
A situação tem incomodado quem passa pela região. O presidente da Associação de Moradores de Colina de Laranjeiras, Adriano Cordeiro, busca junto aos órgãos competentes que o serviço seja refeito. Ele disse que um engenheiro da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) explicou o motivo do vazamento. “O esgoto é proveniente de toda a região, compreendendo ainda o Terminal de Laranjeiras. Aquele bueiro é a parte mais baixa da rede e às vezes entope invade a pista”, contou.
A Assessoria de Comunicação da Concessionária de Saneamento Serra Ambiental, responsável por obras de esgotamento sanitário no município, disse que uma equipe técnica realiza estudos sobre a rede local e na próxima semana irá reconstruir a rede de esgoto, evitando novos rompimentos e transbordos. A Concessionária faz manutenção preventiva de rede em diversos pontos do município e conta com a colaboração dos moradores da Serra para que liguem para o 115 caso identifiquem problemas na rede de esgoto.