Todo mês a taxa de esgoto está lá na conta de água e deixa o boleto 80% mais caro. Mas nem sempre o serviço de tratamento de esgoto funciona. Este é o caso dos moradores de Cidade Continental, que mais uma vez viram a rede de esgoto da Cesan/Ambiental Serra entupir e fazer o líquido contaminar as nascentes da lagoa de Carapebus, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Praia Mole.
O vazamento foi registrado no último domingo (06) na Av. Lenine, localizada no Setor Ásia em Cidade Continental. Nas imagens feitas por moradores, dá para ver o esgoto escorrendo sobre o asfalto e descendo até a mata que fica ao lado do calçadão e da ciclovia. Neste ponto estão nascentes que formam a lagoa de Carapebus. Há três meses aconteceu outro vazamento na mesma localização.
O vazamento deste domingo gerou indignação dos moradores. A fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Polícia Ambiental foram chamadas e estiveram no local.
Presidente da Associação de Moradores Praia de Carapebus, Anderson Muniz, diz que o vazamento afeta não só quem mora na Av. Lenine em Continental. “Esse problema é recorrente e tem prejudicado também os moradores de Carapebus por contaminar a lagoa e a APA que fica entre os bairros”, pontua.
Anderson disse ainda que o vazamento, constatado no início da manhã, só foi estancado no início da noite de domingo (06). No entanto, na tarde desta terça-feira (08), Anderson voltou ao local constatou que o esgoto estava novamente vazando.
Por nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) informou que irá multar a Cesan por conta do vazamento. A Semma disse ainda que o problema é reincidente.
A Cesan e a Ambiental Serra, que desde janeiro de 2015 operam em Parceria Público Privada (PPP) o esgoto do município, ainda não se manifestaram sobre o caso.
Banho
Apesar da crescente poluição em decorrência da expansão urbana da região, a lagoa de Carapebus continua sendo um local de beleza paisagística e muito procurada por banhistas, principalmente crianças, já que as águas calmas são mais seguras de que as da praia em frente, geralmente bravias.
Em janeiro deste ano, Tempo Novo flagrou pessoas se banhando na lagoa. Nas margens, uma placa da Prefeitura da Serra informava que as águas estavam apropriadas para aquela atividade.
*Reportagem atualizada às 17h e 50 de terça-feira (08).
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…