Por Bruno Lyra
Um lugar cada vez mais verde, com surpreendente variedade de plantas e animais em pleno coração urbano da Serra. Assim é o espaço botânico do Parque da Cidade em Laranjeiras, que em três anos de funcionamento já recebeu cerca de 33 mil estudantes da educação básica, de 02 a 17 anos. Fora os alunos de cursos superiores, que vêm utilizando o local para pesquisas.
O Espaço foi idealizado por Nagib Neto, que atualmente também é o diretor do Parque da Cidade. E engloba um bromeliário, um viveiro de mudas da mata Atlântica e de plantas ornamentais, além de um jardim de restinga. “Hoje temos 23 espécies de animais que frequentam o parque. Além de pássaros como canários, sabiás e gaviões, há jabotis, macacos saguis da cara branca e esquilos”, enumera.
Quanto às plantas, a variedade é maior. “São mais de 600 espécies. Fora as 220 espécies de bromélias identificadas. Já começamos a reintroduzir espécies frutíferas de mata Atlântica na vertente do córrego Laranjeiras que fica no interior do Parque. Este trabalho será feito também na outra margem, quando o Parque for expandido para o lado de Valparaíso”, adianta.
Nagib conta que parte das mudas são produzidas pelos estudantes da educação básica, utilizando garrafas pet como suporte para as plantas. “Em 2014 cedemos 10 mil mudas produzidas aqui. Tanto para reflorestamento nas áreas rurais da Serra, onde proprietários precisam cumprir condicionantes ou adequar propriedades às leis ambientais, quanto para ornamentação em jardins, vias e condomínios”, enumera.
Além dos estudantes, o Parque tem recebido em média de 1,5 mil visitantes, com picos no final de semana. “A melhoria da segurança e a abertura da lanchonete atraiu mais gente. E fica aberto das 6h às 21h, todos os dias. Quem quiser marcar visitas monitoradas para grupos no Espaço Botânico pode ligar para o número 3338 – 7302”, conclui Nagib, que é biólogo.