Neste sábado (11) acontece a Festa da Baleia, evento cultural que abre oficialmente a temporada de observação dos mamíferos gigantes na costa capixaba. Na programação, música e cultura capixaba, com apresentação de congo e capoeira e show com DJ Sammuca 05, Cadu Caruso e Banda Casaca.
“Neste evento reunimos esporte, cultura e meio ambiente. Uma programação especial para toda a família. É uma grande oportunidade de conhecer o Espaço Baleia Jubarte em nossa sede na Enseada do Suá. Nosso acervo conta com esqueletos de baleias e golfinhos, materiais biológicos, réplicas em tamanho real e recursos audiovisuais”, convida Paulo Rodrigues, Coordenador Operacional do Projeto no Espírito Santo.
Além disso, a Festa da Baleia também receberá atletas de remo de todo o país, que disputam o título de Rei e Rainha da Ilha de Vitória, na competição ‘Volta à Ilha de Vitória’. O evento é apoiado pelo Projeto Baleia Jubarte, e a largada oficial acontecerá às margens do Espaço Baleia Jubarte, na Enseada do Suá.
A competição integra o calendário oficial da Prefeitura de Vitória e abre as comemorações do aniversário da capital do Espírito Santo. Dentre as modalidades que participam da competição estão Remo Olímpico, Canoa Havaiana, Canoa Taitiana, caiaque, surfski e sup.
“Em 2021, a competição foi uma das maiores largadas de canoagem da América Latina, com mais de 140 embarcações e neste ano alcançou mais de 250 inscrições. Depois de um período de suspensão das atividades desde 2020, em função da pandemia, será uma alegria receber nosso público novamente na Festa da Baleia”, destaca Paulo Rodrigues.
O evento é promovido pelo Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, e com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo.
II Festa da Baleia Jubarte 2022
Data: 11 de junho, a partir das 7h
Local: Espaço Baleia Jubarte, na Praça do Papa
Sobre o Projeto Baleia Jubarte
Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.
O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo.
Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.
DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Neste sábado (18), o corpo de um homem foi encontrado no bairro Central Carapina, na…
O jovem foi morto próximo ao Parque de Exposições/ Reprodução ES NA FITA Um jovem de 18 anos, morador da…
Na Lagoa Juara, na Serra, os restaurantes possuem comida boa, além de diversão nos pedalinhos. Crédito: Divulgação Se você está…
Nos restaurantes do agroturismo da Serra, há muita comida boa, piscina natural, tirolesa e outras diversões. Crédito: Divulgação Já imaginou…
Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…
A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…