Especialista dá dicas para encontrar sócio ideal e alavancar empresa | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de outubro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 5 de outubro de 2018 às 7:02

Especialista dá dicas para encontrar sócio ideal e alavancar empresa


Quando o assunto é abrir um novo negócio ou expandir uma empresa já existente, um tema que sempre vem à tona é a sociedade. É comum ouvir histórias de parcerias que deram errado e acabaram em desentendimentos e até mesmo prejuízos para ambos os lados, comprometendo o sucesso do negócio. Para não entrar nas estatísticas das sociedades que terminaram mal, é necessário analisar alguns fatores para tomar as decisões certas.

Antes de escolher um sócio, vale a pena avaliar a real necessidade de atuar em sociedade. Geralmente as principais razões para procurar um sócio são: obter recursos financeiros, apoio para executar o trabalho e suporte intelectual, no caso de a pessoa possuir alguma expertise necessária para o desenvolvimento da empresa.

Para começar, a escolha de um sócio não pode ser baseada em uma necessidade emergencial e efêmera da empresa. É o que explica Pedro Bassul, especialista em Direito Societário do escritório Pimentel Bassul Advogados. “O motivo para a formação de uma sociedade que funcione bem deve ser racional e concreto, de modo que os sócios complementem as habilidades e necessidades um do outro”, explica.

Com o propósito de fazer o negócio crescer, é importante que os sócios tenham as mesmas metas e uma visão comum do que desejam para o futuro da empresa. Assim, conseguem juntar forças para fazer este objetivo acontecer. “Os potenciais sócios devem avaliar se compartilham dos mesmos valores e expectativas em relação ao negócio. Obstáculos podem surgir, por isso é fundamental ter clareza sobre os objetivos pretendidos com formação da sociedade”, comenta Bassul.

É necessário conhecer muito bem o possível sócio, saber de suas competências, seu histórico profissional e também sobre suas reais pretensões ao entrar no negócio. Recomenda-se, ainda, que, desde o início, as funções de cada um na empresa sejam muito bem definidas para evitar possíveis atritos.

Para formalizar a sociedade, a elaboração de um contrato social é a opção mais adequada. “O documento permite estabelecer com clareza as diretrizes da sociedade, bem como os direitos e deveres de cada sócio e, assim, resguardar cada um legalmente, caso haja impasses no futuro”, reitera o advogado.

No contrato social também devem estar previamente definidos os critérios para utilização da receita do empreendimento, incluindo o pró-labore e a divisão de lucros para cada sócio, além das condições e procedimentos para eventual saída de algum associado, observando a peculiaridade de cada hipótese. “É essencial tomar esses cuidados em qualquer tipo de sociedade, inclusive entre amigos e familiares”, finaliza o especialista.




O que você acha ?

Você já brigou com amigos e familiares por conta de política?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por