Categories: Notícias

Especialistas alertam que só segurança em escolas não é suficiente para combater violência

Guilherme Taucii, de 17 anos, foi um dos responsáveis e sofreu bullying na escola, diz mãe. Foto: Divulgação

O massacre que deixou nove mortos dentro de uma escola pública de Suzano (SP) chocou o país e levantou o debate sobre a violência nas escolas. Para a psicóloga Janaina Fernanda Pereira, o problema é complexo e exige ações de combate ao bullying, à discriminação e às violências verbal, física e psicológica. “Só a segurança não é suficiente para combater esse tipo de violência”, afirma a psicóloga.

As investigações da motivação do atentado, cometido por dois jovens, estão em andamento. No entanto, segundo a mãe de um dos assassinos, que tinha 17 anos e era ex-aluno da escola de Suzano, ele sofria bullying e deixou os estudos por esse motivo. Atualmente, o combate a essa prática nas escolas já é lei, mas milhares de crianças e adolescentes ainda são vítimas.

De acordo com Janaina, que também é professora universitária na Serra,o bullying é motivado por problemas sociais antigos e graves no Brasil e, por isso, deve ser discutido e combatido dentro de sala de aula. “Tais violências fazem parte do cotidiano escolar e estão enraizadas na sociedade. Só a segurança não é suficiente para combater esse tipo de violência. Para resolver o problema da violência em qualquer escola é preciso desconstruir preconceitos históricos, desnaturalizar falas e gestos que carregam consigo agressões e fomentar o debate da diversidade existencial”, afirma.

Para a psicóloga, combater a violência nas escolas só será possível se houver valorização humana da comunidade escolar, incluindo estudantes, professores, funcionários, pais e a própria comunidade ao entorno.

A também psicóloga Joyce Santos Firme defende a presença de um profissional da área nas escolas. “O nível de violência ocorrido em São Paulo nos mostra a fragilidade coletiva e pessoal dos envolvidos:falta segurança patrimonial e um profissional de psicologia nas escolas. Também revela conflitos pessoais e de relação de poder. Mas é preciso pensar também em políticas de prevenção junto à família, com o espaço acessível e estratégico àquele público.Mais investimento em educação também é fundamental”, disse.

Programa municipal trabalha valores humanos

No município da Serra, as escolas da rede de ensino municipal contam com o programa Educação em Valores Humanos, que leva temas como ética, respeito, amor, não violência, honestidade, responsabilidade, solidariedade e humildade para dentro das salas de aula.

O secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, diz que o programa, que já alcançou mais de 60 mil estudantes,tem feito a diferença na vida de toda a comunidade escolar. “A iniciativa voltada para os valores humanos é pioneira no estado e tem colhido bons resultados. Entre as diversas ações desenvolvidas, destacam-se os projetos de horta escolar, emocionômetro, relaxamento e meditação, carta entre amigos e jardim dos valores”, disse.

Leia também: 

Massacre de Suzano aumenta temor sobre insegurança em escolas na Serra

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

30 minutos atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

45 minutos atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

3 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

17 horas atrás