O giro das saias da dança cigana percorre os diversos ritmos e expressões culturais do Brasil no espetáculo “Brasil Cigano”, que estreia nesta sexta (25), às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no centro de Vitória.
O espetáculo de Dança Cigana retrata a viagem de uma família cigana pela rica diversidade cultural do país, apresentando manifestações artísticas de diversas regiões, como o carimbó do Pará, o maracatu de Pernambuco, o axé da Bahia, os diversos ritmos e manifestações culturais da Amazônia, as festas de São João da região Nordeste, o samba do Rio Janeiro, o Congo do Espírito Santo e muito mais. Os ingressos estão disponíveis à venda pelo site Le Billet clicando aqui.
Realizado pela Cia Madá Dança Cigana, dirigido pela bailarina e coreógrafa Carol Miranda, “Brasil Cigano” apresenta a diversidade cultural brasileira em coreografias autorais e cenas teatrais que reverenciam danças e elementos culturais de vários estados e regiões. Encenada por uma família cigana que inicia sua jornada na região amazônica, trazendo a importância da floresta como símbolo do país, o espetáculo convida o público a se envolver com a força e alegria do Brasil como país múltiplo e diverso.
O elenco é composto por cerca de 50 bailarinas, bailarinos, atrizes e atores, incluindo as bailarinas da Cia Madá Dança Cigana e mais coletivos e artistas convidados, tais como o bailarino, coreógrafo e diretor Bruno Silva, com o grupo Livre Cia de Dança, de Cachoeiro de Itapemirim. Uma realização da Cia Madá Dança Cigana, o espetáculo Brasil Cigano conta ainda com com a direção e produção musical de Vinicius Gigante; produção e direção teatral do ator e professor de artes cênicas, Vinicius Cout.
O figurino e cenografia traz elementos autênticos e regionais de vários estados, tais como instrumentos, saias e adornos idealizados por diversos artistas e marcas de referência, dentre elas as saias de carimbó vindas diretamente do estado do Pará, confeccionadas pelo Ateliê de Dani das Maracas, artista conhecida nacionalmente e que já realizou saias de figurinos para artistas como a cantora Joelma e a atriz Giovana Antonelli.
+ Noite de Halloween no Desvio Music Bar promete agitar o feriado de Finados na Serra
Brasil cigano é o quarto espetáculo realizado pela Cia Madá Dança Cigana, composta por alunas bailarinas de diversas faixas etárias, que vão dos 3 aos 76 anos de idade. A Companhia já apresentou outras composições autorais como os espetáculos “Uma noite cigana” (2021), “Uma noite cigana” (2022) e “Dulce – mulher na evolução do tempo” (2023)”, além de compor a ala coreografada da escola de samba Chegou o que Faltava.
Madá Dança Cigana, criada em 2019 pela bailarina Carol Miranda, oferece aulas, formações e vivências culturais da Dança Cigana para meninas e mulheres, despertando nas participantes a liberdade, o autoconhecimento e empoderamento feminino. As aulas de Dança Cigana são realizadas todas às quintas-feiras, na Casa da Mata (Rua Frederico Pretti, 211, Mata da Praia, Vitória/ES).
O espetáculo é idealizado e dirigido pela bailarina, professora de dança e diretora do Madá Dança Cigana, Carol Miranda, que também é coreógrafa do Carnaval Capixaba pela Escola de Samba “Chegou o que Faltava”, tendo apresentado, no carnaval deste ano, a ala coreografada “Em tempo de maré cheia”, composta por 40 mulheres integrantes que representaram as ondas e a imensidão do oceano com o giro das saias na avenida.
Ficha técnica
Realização: Cia Madá Dança Cigana.
Idealização e coreografia: Carol Miranda (bailarina, coreógrafa e diretora da Cia Madá Dança
Cigana).
Direção e produção musical: Vinicius Gigante.
Produção e direção teatral: Vinicius Cout.
Elenco:
Bailarinas da Cia Madá Dança Cigana
Bailarinos convidados
- Janine Muzzi
- Pedro Henry
- Davi Ramos
- Thaís Martins
- Suelen Guedes
- Sueli Bleicker
- Núcleo teatral
- Rovilson Santana
- Arthur Leão
- Rafaela Conceição
- Julia Cometti
- Thelma Lopes