Chico Prego, um dos heróis da Insurreição do Queimado, maior revolta de escravos do Espírito Santo, que aconteceu na Serra, é um dos protagonistas de uma peça de teatro que será apresentada no Teatro Universitário da Ufes, em Vitória, nesta quarta-feira (21), às 20h.
O espetáculo “Chico Prego – Um grito de Liberdade”, conta a história da Insurreição do Queimado, uma revolta de escravos que aconteceu no século XIX, no distrito de Queimado, na Serra – liderada principalmente, por Elisário, João da Viúva e Francisco de São José, o “Chico Prego”.
A peça recebeu o prêmio Myriam Muniz de Teatro, em 2014 pela Funarte – Ministério da Cultura e também em 2012 faturou o prêmio Circulação de Artes Cênicas pela Secult-ES.
A peça impressiona com um belíssimo trabalho de corpo, com atores que cantam, dançam e representam. A plateia e os atores dividem a cena, e o espectador se sente, literalmente, dentro do espetáculo. Todos os espaços cênicos são aproveitados e a história é um contínuo fluxo, onde ninguém fica parado.
As trocas de roupas, as mudanças de personagens e os jogos de luz são constantes, feito de maneira contemporânea, mas sem perder o viés histórico. O espetáculo foi construído com linguagens musicais características das tradições afrodescendentes.
O roteiro e a direção Nysio Chrysostomo e as coreografias Gil Mendes. A realização é da Cia Makuamba e o elenco conta com a participação dos atores Bené Freire; Everaldo Nascimento; Franciely Sampaio; José Augusto Loureiro; Lu Gonçalves; Luiza Vitório; Luiz Carlos Cardoso; Monique Rocha; Nill Schaefer e Thiago Folador.
A concepção musical é de Thiago Folador e Bené Freire. A confecção dos instrumentos é do serrano Mestre Domingos, com figurino de Monique Rocha; cenografia e marcenaria cênica de Ângelo Ribeiro e fotografia de Bru Negreiros.