Categories: Divirta-se na Serra

Espetáculo sobre Chico Prego em Vitória nesta quarta

O espetáculo Chico Prego, que já foi apresentado em outros anos, encerra as apresentações do Festival de Teatro. Foto: Divulgação.

Chico Prego, um dos heróis da Insurreição do Queimado, maior revolta de escravos do Espírito Santo, que aconteceu na Serra, é um dos protagonistas de uma peça de teatro que será apresentada no Teatro Universitário da Ufes, em Vitória, nesta quarta-feira (21), às 20h.

O espetáculo “Chico Prego – Um grito de Liberdade”, conta a história da Insurreição do Queimado, uma revolta de escravos que aconteceu no século XIX, no distrito de Queimado, na Serra – liderada principalmente, por Elisário, João da Viúva e Francisco de São José, o “Chico Prego”.

A peça recebeu o prêmio Myriam Muniz de Teatro, em 2014 pela Funarte – Ministério da Cultura e também em 2012 faturou o prêmio Circulação de Artes Cênicas pela Secult-ES.

A peça impressiona com um belíssimo trabalho de corpo, com atores que cantam, dançam e representam. A plateia e os atores dividem a cena, e o espectador se sente, literalmente, dentro do espetáculo. Todos os espaços cênicos são aproveitados e a história é um contínuo fluxo, onde ninguém fica parado.

As trocas de roupas, as mudanças de personagens e os jogos de luz são constantes, feito de maneira contemporânea, mas sem perder o viés histórico. O espetáculo foi construído com linguagens musicais características das tradições afrodescendentes.

O roteiro e a direção Nysio Chrysostomo e as coreografias Gil Mendes. A realização é da Cia Makuamba e o elenco conta com a participação dos atores Bené Freire; Everaldo Nascimento; Franciely Sampaio; José Augusto Loureiro; Lu Gonçalves; Luiza Vitório; Luiz Carlos Cardoso; Monique Rocha; Nill Schaefer e Thiago Folador.

A concepção musical é de Thiago Folador e Bené Freire. A confecção dos instrumentos é do serrano Mestre Domingos, com figurino de Monique Rocha; cenografia e marcenaria cênica de Ângelo Ribeiro e fotografia de Bru Negreiros.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Centro Cultural Eliziário Rangel promove oficina gratuita de Pilates neste sábado

A oficina gratuita de Pilates será conduzida pela instrutora de Pilates Cibele Salles, que abordará as técnicas de Contrologia e…

16 minutos atrás

Governador do ES celebra tripla indicação ao Oscar de “Ainda Estou Aqui”

Ainda Estou Aqui/ Foto: Alile Dara Onawale Divulgação O Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, utilizou a rede…

33 minutos atrás

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

17 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

18 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

18 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

18 horas atrás