Por Thiago Albuquerque
Neste sábado (07) acontece o jogo de ida da final da Copa Espírito Santo. O palco de disputa será o Kleber Andrade. O mandante Espírito Santo recebe o Atlético-ES, às 15h e vai tentar o segundo título da competição. O Santão venceu em 2015. Já o Itapemirim vai tentar o título inédito e o segundo do ano, já que é o atual campeão capixaba.
Os dois times chegam a final após eliminarem as equipes mais vitoriosas do ES, o Rio Branco e a Desportiva. O Espírito Santo se classificou em segundo colocado da Chave A. Em seis jogos, o Santão conseguiu quatro vitórias, um empate e uma derrota. Na semifinal o ES enfrentou a Desportiva e fez bonito. No primeiro jogo venceu por 2×1, e na volta empatou por 1×1 e se garantiu na final.
Já o Atlético-ES disputou oito partidas na Chave B, por que o grupo tinha um time a mais que o outro. Em segundo lugar, o Atlético venceu cinco jogos, empatou um e perdeu dois. Na semifinal o aproveitamento foi de 100%. O time venceu o Rio Branco nos dois jogos, ambos por 1×0 e garantiu a vaga na final.
A grande final, o último jogo acontece no dia 14, às 15h, no estádio Sumaré, com o mando do Atlético. Independente de quem for o campeão o representante a disputar o Campeonato Brasileiro da Série D em 2018 é o Espírito Santo, mesmo perdendo a final. Isso acontece por que o Atlético é o atual campeão capixaba e já garantiu a sua vaga, com isso o segundo colocado da Copa Espírito Santo se classifica automaticamente.