Por Thiago Albuquerque
No dia 25 de julho, tudo começou. Sete times dando o suor e o sangue em campo para conquistar o título da Copa Espírito Santo 2015. Só que apenas dois iriam chegar a grande final, e apenas um vai levantar o “caneco”. Espírito Santo e Real Noroeste são os dois times que disputarão a final.
O time do ES teve a melhor campanha da competição, e o Real Noroeste, contando a fase semifinal somou a segunda melhor campanha.
Tudo isso aconteceu depois de uma semifinal disputada em ambos os jogos. No último sábado (24), os jogos de volta definiram os finalistas. No duelo que aconteceu no estádio do Sumaré, às 16h o Real Noroeste, foi um visitante indesejado. O time não fez conta do time da casa e venceu por 2×1, como o jogo de ida ficou no 0x0, com o resultado o Noroeste se garantiu na final.
Com isso vai enfrentar o “favorito” ao título, o time de melhor campanha, o Espírito Santo, que subiu este ano da Série B do Campeonato Capixaba para a Série A, e agora pode ser campeão novamente.
Depois do empate fora de casa por 0x0 com o time do Vitória-ES, que poderia ser considerada a “zebra” dos quatro finalistas, se classificou depois que a Desportiva perdeu pontos por conta de escalações irregulares durante o campeonato e foi desclassificado. Com a vitória magra de 1×0, o time do ES se garantiu na final, o jogo aconteceu no Engenheiro Araripe, também no último sábado (24), às 16h.
Final
Os locais e horários dos jogos da final já foram definidos. Neste sábado (31), vai acontecer o primeiro jogo em Águia Branca, no estádio José Olímpio da Rocha, às 16h. O mandante é o Real Noroeste, que deve receber o time do Espírito Santo, com casa lotada e muita pressão contra a equipe adversária. Um bom placar em casa pode ajudar no jogo de volta.
O time do ES vai definir o jogo em casa no primeiro sábado de novembro, no dia 07, no estádio Engenheiro Araripe, às 16h. Isto por que teve a melhor campanha além de decidir em casa, tem a combinação de dois resultados iguais a seu favor, exemplo: Se os dois jogos ficarem no placar de 0x0, 1×1, 2×2, o título é do ES.
Os finalistas
Com cada time jogando até agora, ambos tiveram seus números conquistados em campo. O Espírito Santo balançou a rede 23 vezes, uma média de 1,6 gols por partida. A equipe também foi responsável por 22% dos gols da competição e também teve a melhor defesa com 7 gols tomados. Foram ao todo, 9 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
O time do Real Noroeste não ficou muito atrás: fez 22 gols, 1 a menos que o seu adversário da final. Sua média é de 1,5 por partida. O time sofreu 13 gols em 14 jogos e teve a defesa mais vazada do que o ES. O Real em 14 jogos, teve 8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.
Copa ES
Está é a 13ª edição do campeonato. Anteriormente, foram campeões da Copa Espírito Santo, o Estrela do Norte, três vezes, igualmente o Real Noroeste, também com três. Com dois títulos, ficam a Desportiva e o Vitória-ES, com um título vem o Jaguaré e o Vilavelhense.
O time com mais vice-campeonato é o Rio Branco com quatro perdas em finais.
Nesta edição sete times tentaram o título: além dos finalistas, o Atlético-ES, Vitória-ES, Linhares, Doze e a Desportiva.